A pedido da SAAP, Prefeitura vai melhorar iluminação pública em Alto dos Pinheiros
Ser um dos bairros mais arborizados de São Paulo tem muitas, muitas vantagens. Mas requer uma boa gestão da iluminação pública – fator com grande influência na segurança. Afinal, copas de árvores ofuscam a luz dos postes quando estão abaixo ou entre as lâmpadas. Por isso, há mais de cinco anos a SAAP vêm indicando à administração municipal que uma série de locais em Alto dos Pinheiros precisam de melhorias.
Recentemente, o órgão da Prefeitura responsável pela área, SP Regula Iluminação Pública (antigamente chamado de Ilume), fez uma vistoria no bairro e elaborou um planejamento para ampliar e aprimorar a iluminação de calçadas, praças e outras áreas públicas. O término dos trabalhos não tem data prevista, mas o planejamento abrange os pontos que a SAAP considera mais importantes.
A vistoria, realizada em 8 de julho, concentrou-se principalmente em praças. O relatório comprovou que, como havíamos informado, há lugares em que a luz dos postes fica prejudicada pela vegetação. O texto apontou as seguintes necessidades:
Locais onde é necessário instalar mais postes:
- Ciclovia da av. Professor Fonseca Rodrigues
- Praça Província de Saitama
- Praça São Gonçalo
- Praça Vicentina de Carvalho (espaços livres anexos à praça, um deles com pequena escada)
- Praça Waldir Azevedo
Locais onde é necessário trocar postes:
- Praça Inês Guimarães Soares Pestana (trocar postes atuais, com 20 metros de altura, por outros menores)
- Praça Silveira Santos (trocar postes atuais, de 20 metros, por unidades com 7,5 ou 5 metros)
- Praça Vicentina de Carvalho (trocar seis postes atuais, de 10 metros, por unidades de 5 metros)
A SAAP agradece o trabalho minucioso da SP Regula e espera que os serviços sejam executados o mais brevemente possível, para que as praças do bairro possam ser mais aproveitadas (e mais seguras) inclusive durante a noite.