31 de março de 2022

Relatório resume atividades da SAAP em 2021

Pode-se dizer que 2021 trouxe uma estranha mistura de péssimas e ótimas notícias. O pior, claro, foram os recordes de mortes causados pela covid-19: em razão da pandemia (sobretudo do modo como se lidou com ela), nunca tantos brasileiros morreram ao longo de um único ano (1,73 milhão). Ao mesmo tempo, porém, foi o ano da vacina, o ano em que começou a nascer a esperança de que a crise sanitária poderia ser superada. O comparecimento dos moradores de Alto dos Pinheiros aos postos de saúde foi massivo.

A vacina propiciou a retomada gradual das atividades presenciais e abriu o leque de ações e de melhorias a serem alcançadas no bairro. Para a SAAP, foi um ano de conquistas importantes – e também de novos desafios, como mostra o Relatório de Atividades 2021, aprovado em na assembleia geral ordinária de 23 de março e agora disponível em nosso site.

Um dos principais focos de atenção foram as áreas verdes. A praça Pôr do Sol, fechada por mais de um ano, foi cercada por alambrados no início de 2021 e reaberta para a população em agosto – a SAAP doou materiais para pintura do parquinho. A reabertura reacendeu as polêmicas sobre o que fazer com o espaço. Defendemos que ele precisa de melhorias de gestão, e que isso pode ser conseguido mais facilmente transformando-a em parque.

Foi um ano também de mobilização em prol da maior praça do bairro, a Waldir Azevedo (Mirante da Lapa). Palco frequente de cenas de atentado ao pudor, o local está passando por melhorias. A SAAP fez parceria com um grupo de skatistas, que ajudam na zeladoria, e mantém contato frequente com o Conseg e com as polícias para aumentar a segurança.

Outro grande feito de 2021, nossa campanha de reciclagem, a sétima já realizada pela associação, coletou mais de 6 toneladas de resíduos, boa parte deles não recolhida frequentemente, como eletroeletrônicos, lâmpadas, aerossóis e materiais de escrita. Também no ano passado, a SAAP lançou um projeto de recolhimento e destinação correta de óleo de cozinha, voltado a associados.

O texto do relatório aborda em mais detalhes essas e outras ações da SAAP. Elaborar o documento e disponibilizá-lo ao público é uma obrigação para associações que, como a nossa, zelam pela transparência e pela prestação de contas. Relembrar os principais projetos e agrupar o conteúdo numa única publicação é uma foram de os associados acompanharem mais facilmente o que temos feito e avaliarem o que está no caminho certo e o que pode ser melhorado.