Agência vê 32 problemas no parque Villa-Lobos e abre processo contra concessionária
A grande maioria das pessoas que respondem às enquetes feitas pela SAAP em redes sociais reclama da administração dos parques Villa-Lobos e Candido Portinari, que estão sob responsabilidade da iniciativa privada desde 2022. Agora, um balanço da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) mostra que os fiscais também encontraram problemas: abriram três processos contra a gestão da concessionária Reserva Parques só no ano passado.
Os parques passaram a ser administrados pela empresa em agosto de 2022, mas a primeira fiscalização da Arsesp aconteceu quase dois anos depois, em abril de 2024. Houve ainda fiscalizações em maio, julho, agosto e dezembro daquele ano, conforme um balanço da agência.
Nas cinco visitas em campo, os fiscais constataram necessidade de regularização em 32 quesitos. Em 19 desses, a Reserva Parques resolveu os problemas no prazo estipulado; em 13, não – o que levou os técnicos a abrirem três “processos sancionatórios”. Segundo o relatório da Arsesp, os motivos foram:
- Falta de manutenção em equipamento
- Atraso em obras obrigatórias
A falta de manutenção, aliás, também é uma queixa recorrente nas enquetes realizadas pela SAAP e foi detectada por uma auditoria independente que avaliou o trabalho da concessionária. Essa avaliação será abordada num texto à parte no site da SAAP.
Quer dar sua opinião sobre a situação do Villa-Lobos? Veja como se manifestar
Se você quiser participar do debate e manifestar-se sobre o tema, pode recorrer aos canais oficiais:
- Fale diretamente com os parques: entre em contato com a concessionária por meio dos seguintes e-mails institucionais
Villa-Lobos
atendimento@villalobosparque.com.br
ouvidoria@villalobosparque.com.br
Candido Portinari
atendimento@candidoportinariparque.com.br
ouvidoria@candidoportinariparque.com.br
- Fale com a agência reguladora: a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) é responsável por fiscalizar o contrato de concessão dos parques.
Telefone
0800 770 6884 (Segunda a sexta, das 9h30 às 17h30, exceto feriados)
Plataforma Fala.SP
Use este link (em Órgão/Entidade/Unidade, selecione a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo)