Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros.

Alto dos Pinheiro ganha espaço cultural para eventos ‘intimistas’

Quase um ano antes do início da pandemia, Alto dos Pinheiros ganhou seu primeiro centro cultural, a Casa do Parque. Agora, quase um ano depois, ganha o segundo: o Espaço Cultural Bricabraque (r. Dr Alberto Seabra, 900 B). A ideia é abrigar peças de teatro, exposições, leituras, lançamentos de livros e pequenos shows.

Quem está à frente da empreitada é a produtora cultural Priscila Prade, uma fotógrafa renomada, exímia retratista. Ela não é nova no bairro. No mesmo imóvel do Bricabraque, montou há 15 anos sua produtora cultural e seu estúdio de fotografia. Para o novo espaço, fez uma reforma, criando o espaço multiúso que ora serve de local para exposição, ora para pequenas apresentações cênicas e shows. O palco tem tamanho enxuto (para um, dois artistas no máximo), e na plateia cabem até 50 pessoas.

A proposta é fazer eventos pequenos – “intimistas”, como define Priscila. Em teatro, devem predominar os monólogos. Nos shows, apresentação de um artista – frequentemente no estilo banquinho e violão. O centro fica aberto até as 20h (dias de exposições) ou 22h (apresentações).

Durante a pandemia, a programação é parte on-line, parte presencial. No presencial, há exposições (a visita é gratuita, mas precisa ser agenda por WhatsApp) e monólogos teatrais (apresentações pagas, e o ingresso pode ser comprado on-line).  Nos dois casos, o espaço recebe no máximo 15 pessoas por vez. A programação on-line abrange peças de teatro, apresentações de dança e shows.

“Já era uma antiga ideia minha. Com a paralisação por conta da pandemia, tive tempo de programar tudo, fazer as adaptações necessárias”, comenta Priscila. “Como é um lugar pequeno, para público reduzido, se tornou o momento certo para inaugurar com calma, sentir o público, o interesse.”

A inauguração foi em 8 de fevereiro, com uma exposição de Fernando Bretas. Em 20 e 21 de fevereiro, o Bricabraque abre espaço para o monólogo “A ciumenta”, com Renata Brás. Quer acompanhar a programação? Siga a página do Bricabraque no Instagram ou no Sympla.