Bairro pode ter morcego com raiva. Veja os cuidados a serem tomados
A Vigilância Ambiental da região Lapa/Pinheiros confirmou que um morcego capturado na segunda-feira (23 de novembro) estava com vírus da raiva, doença letal para humanos e animais.
Ainda que tenha sido pego na praça Barão Pinto Lima (no Boaçava), a capacidade de voo da espécie indica que ele pode ter passado por Alto dos Pinheiros. Por isso, a Vigilância alertou a SAAP, para que pudéssemos passar aos moradores os cuidados que devem ser tomados.
Veja abaixo algumas recomendações.
Vacine seus pets
Cães e gatos devem ser anualmente vacinados contra a raiva. Caso seu animal não esteja em dia com a imunização, faça isso o mais rapidamente possível – há risco de que o vírus esteja circulando em nosso bairro.
Redobre os cuidados durante o dia
Morcegos têm hábitos noturnos. Quando voam de dia, há grande chance de que estejam infectados com o vírus da raiva. Redobre os cuidados se encontrar um deles voando sob a luz solar.
Evite que se proliferem
Forros de casas são locais nos quais morcegos gostam de buscar abrigo. Faça a manutenção da sua residência e vede frestas por onde eles possam entrar. Ao final da tarde, retire frutas e bebedouros para pássaros, pois são utilizados pelos morcegos durante a noite.
Não toque
Nunca encoste a mão diretamente em um morcego. Se precisar imobilizá-lo (caso tenha entrado na sua casa, por exemplo), tente capturá-lo colocando sobre ele um pote, uma caixa de papelão ou um pano. Em seguida ligue para o telefone 156 ou (11) 3397-8900, para acionar as autoridades municipais capazes de recolher o animal com segurança.
Não mate
Eles podem ser feios e mesmo repugnantes. Mas os morcegos cumprem papel fundamental na natureza, alimentando-se de insetos e, assim como pássaros e abelhas, ajudando a polinizar as plantas. São inclusive animais protegidos pela lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).
Quer saber mais?
A Prefeitura dispõe de materiais instrutivos que explicam bem os hábitos dos morcegos e os cuidados que devem ser tomados com eles. Veja alguns: