Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros.

Com contribuição dos moradores, praça Pôr do Sol ganha parquinho integrado à natureza


Uma das praças mais queridas de Alto dos Pinheiros acaba de ficar ainda melhor. Foi inaugurado neste fim de semana o terceiro parquinho da Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, bem mais conhecida como Pôr do Sol. Ao contrário dos dois anteriores, este enfatiza elementos naturais – grande parte dos brinquedos são feitos de madeira, e alguns aproveitam o declive do terreno.

Esse tipo de espaço tem uma dupla vantagem. Dá contribuição ambiental, ao reaproveitar restos de podas ou de árvores que caíram, e estimula o contato das crianças com materiais naturais. Não por acaso, há versões assim em ao menos outras cinco áreas verdes da cidade.

Na praça Pôr do Sol, o parquinho foi financiado por três fontes, sob coordenação da SAAP. Boa parte da verba veio de uma emenda parlamentar da vereadora Cris Monteiro. A FundaçãoJosé Luiz Egydio Setúbal pagou os brinquedos. E uma campanha de financiamento coletivo na plataforma cidades.co ajudou a arrecadar o restante – 15 moradores de Alto dos Pinheiros contribuíram.

O espaço é equipado com:

  •      Circuito de aventura com dez tocos grandes e seis troncos
  • Mesinha retangular fixa, com seis bancos fixos
  • Caminho com pedras e bolachões de madeira
  • Conjunto Raízes, com 11 peças
  • Pirâmide de bambu
  • Escorregador de barranco com escada de corda
  • Deck para canaletas de água da chuva
  • Jogo do Sol e da Lua (jogo-da-velha vertical)
  • Cinco balanços em árvores grandes – com assentos de borracha e banda de pneu
  • Olho Grande para ver de longe

Cerca de 50 pessoas compareceram à inauguração da praça, em 1º de dezembro – incluindo o subprefeito de Pinheiros, Alan Cortez, a vereadora Cris Monteiro e membros do conselho da SAAP. Para a criançada, houve atividades como slack-line, balanço, bolhas de sabão, pipoqueiro e uma recreadora que ensinou a fazer oficina de bonecos com folhas.

A SAAP fica feliz de poder dar mais uma contribuição à Pôr do Sol. Um dos parquinhos já existentes havia contado com apoio da associação em 2021. O cachorródromo maior, inaugurado no ano passado, foi feito pela Subprefeitura, numa decisão que também apoiamos. Antes ainda, participamos de inúmeras mobilizações e reivindicações para que a praça ganhasse câmeras de vigilância, base para vigias (inteiramente financiada pelos moradores), melhoria da iluminação pública, construção de novos parquinhos e do primeiro cachorródromo.

Assim, foi com muita satisfação que, no último domingo, ouvimos vários frequentadores dizerem que a praça está melhor, mais agradável, menos suja. Esse tem sido, há mais de uma década, a principal reivindicação da SAAP para o local.