Pioneiro do Vizinhança Solidária agora pode ajudar a melhorar a segurança da sua rua
Introdutor do programa Vizinhança Solidária no Brasil, o coronel Marcos Daniel Fernandes entrou para a reserva e, assim, deixou o comando do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, responsável pela região que engloba Alto dos Pinheiros. Mas, mesmo aposentado, não deixará de atuar na causa pela qual sempre se entusiasmou: a segurança preventiva.
O Vizinhança Solidária que ele trouxe para São Paulo ainda em 2009 parte de uma constatação: a polícia, mesmo bem equipada e preparada, é incapaz de detectar todas as situações suspeitas. Os moradores precisam colaborar: eles conhecem melhor o lugar onde vivem, sabem identificar melhor movimentações incomuns na rua ou barulhos não rotineiros na casa vizinha.
A partir desse princípio, o programa propõe a criação de um grupo de troca de mensagens entre os moradores, para que uns avisem os outros sobre questões de segurança — um carro diferente estacionado na rua, uma pessoa estranha tocando a campainha das casas. Ou que comuniquem aos vizinhos quando vão viajar. Um líder do grupo (o tutor) é encarregado de acionar a PM quando necessário.
Hoje, 39 ruas de Alto dos Pinheiros fazem parte do programa — o que é pouco. O agora coronel de reserva Daniel pode ajudar a orientar a formação de mais grupos do Vizinhança Solidária em nosso bairro.
Seu quarteirão ainda não está no programa? Entre em contato com a SAAP, que ajudamos a agendar um encontro com o coronel: saap@saap.org.br