18 de julho de 2022

Mobilização barra intervenções sem consulta na Província de Saitama; obras devem ir para a Waldir Azevedo

No final de abril, técnicos da Subprefeitura de Pinheiros fizeram, a pedido de moradores e da SAAP, uma vistoria na praça Província de Saitama, revitalizada e mantida há dez anos por uma empresa e um grupo de dez famílias moradoras do entorno. Ficaram claros os problemas a serem resolvidos por obras que só podem ser realizadas pela Prefeitura: reforma do piso da quadra, das arquibancadas e das grelhas de concreto para escoamento de água. A ideia era elaborar um projeto para as melhorias, para depois então se definir quanto custariam e quem pagaria. Dois meses se passaram sem novidades. Até que, no fim de junho, todos foram pegos de surpresa: uma placa avisava que lá seriam instalados um cachorródromo e um playground com acessibilidade. Soube-se depois que estava prevista também a instalação de um contêiner com cafeteria.

Logo os moradores e a SAAP se mobilizaram. Não somos, obviamente, contra espaço para pets, muito menos contra playground com acessibilidade. Mas defendemos que intervenções dessa importância incluam dois princípios: consulta prévia aos frequentadores e um projeto que considere o espaço como um todo e os usos já consolidados. A SAAP entende que as reformas propostas não atendiam a nenhum desses quesitos. Mais ainda: há locais em Alto dos Pinheiros que precisam de revitalização mais urgentemente do que a Província de Saitama – especialmente a praça Waldir Azevedo, também conhecida como Mirante da Lapa.

Logo no começo de julho, um abaixo-assinado pedindo a suspensão das obras conseguiu cem adesões nas primeiras 24 horas. A SAAP enviou um ofício para a Subprefeitura de Pinheiros e para a Secretaria de Subprefeituras – assim como carta para vereadores –, avisando que as reformas não haviam sido solicitadas e sugerindo que fossem direcionadas à Waldir Azevedo.

Na segunda semana de julho, marcamos quatro reuniões para debater o assunto: com o empresário que pretendia instalar a cafeteria, com o subprefeito de Pinheiros, Richard Haddad Junior, com a vereadora Cris Monteiro (Novo) e com o secretário-executivo da Secretaria de Subprefeituras, Roberto Arantes Filho.

Ao final, recebemos das autoridades alguns compromissos:

  • As obras na praça Província de Saitama serão canceladas;
  • O cachorródromo e o playground com acessibilidade serão instalados na Waldir Azevedo;
  • A cafeteria não será instalada na Província de Saitama;
  • A vereadora Cris Monteiro se prontificou a apresentar emenda parlamentar para a reforma que melhorará os problemas apontados na vistoria de abril.

Quais são as objeções da SAAP às intervenções na Província de Saitama?

Objeções de caráter geral: as obras seriam feitas sem consulta aos frequentadores e moradores do entorno e em grande parte desconsideravam os usos já consolidados da praça.

Objeção ao cachorródromo: seria construído no espaço onde hoje as pessoas fazem piquenique, ou seja, não era uma demanda dos frequentadores e ainda inviabilizaria um uso já tradicional do lugar.

Objeção ao playground com acessibilidade: faria pouco sentido numa praça desprovida de outros elementos mais básicos de acessibilidade: o próprio acesso à Província de Saitama precisa antes ser adaptado (cadeirantes e carrinhos de bebê circulam com dificuldade pelo local). Além disso, como o parquinho hoje existente foi todo comprado e é informalmente mantido por moradores, havia entre eles o receio de que pudessem ser responsabilizados por equipamentos cuja qualidade e viabilidade desconhecem.

Objeção à cafeteria: somos contra comércio em zona estritamente residencial. Além disso, o contêiner seria instalado próximo das casas, não teria banheiro e pretendia apoiar eventos e apresentações musicais. Uma pesquisa feita em 2020 com moradores do entorno apontou que 92% eram contra comércio desse tipo na praça.

Qual é a proposta da SAAP?

A proposta apresentada à Prefeitura, e bem recebida pelos interlocutores, é que os equipamentos sejam instalados na praça Waldir Azevedo. O Mirante da Lapa, como é conhecido, enfrenta problemas sérios envolvendo atentado ao pudor. Uma ocupação mais abrangente e frequente da maior praça de Alto dos Pinheiros é fundamental para enfrentar as dificuldades.

Um grupo de skatistas, com apoio da SAAP, tem feito um trabalho excelente de manutenção e revitalização do local. Ampliar as alternativas de atividades e o público do Mirante ajudaria ainda mais a melhorar a situação.