Livro “Alto dos Pinheiros: história e histórias”

A SAAP comemorou 40 anos em 2017, e decidiu dar um presente aos moradores de Alto dos Pinheiros: um livro com a história e as histórias de nosso bairro desde os primórdios, no século 16, até hoje.

Sabemos que a história não é apenas feita de marcos e datas, como a implantação, na década de 1940, do projeto urbanístico da City, de onde se originou o espaço que hoje habitamos. Ela é feita também das histórias das pessoas que aqui viveram e ainda vivem.

Por isso, o livro conta os fatos marcantes de Alto dos Pinheiros, mas também as lembranças dos moradores e compartilha as imagens que eles guardam e que mostram como o bairro se desenvolveu.

Também fala da trajetória da SAAP, e da mobilização dos moradores para a preservação do bairro e da qualidade de vida dos que aqui moram e frequentam.

Foram quase dois anos de projeto entre a concepção da ideia, pesquisa bibliográfica, entrevistas com moradores, associados, dirigentes da SAAP, representantes de instituições como Clube Alto de Pinheiros e Colégio Santa Cruz, pesquisa de imagens, projeto gráfico, diagramação, produção fotográfica, impressão e lançamento.

Para a redação do livro contamos com os nossos parceiros de longa data, que produzem o conteúdo deste site, a PrimaPagina. A diagramação e produção  do livro ficou por conta das designers da Naru Design. A impressão foi feita pela Gráfica Elyon.

As gravuras do Rodrigo Andrade são muito especiais: as que ilustram as páginas internas do livro foram produzidas há quase 30 anos! Ele nos cedeu os diretos das obras, e aceitou o convite de fazer uma nova para a capa do livro, o que nos deixou muito felizes e tornou o projeto ainda mais especial!

Também tivemos a colaboração pro bono do fotografo Lau Polinésio para a maioria das fotos que aparecem no livro. Algumas são de moradores e associados que participaram de uma saída fotográfica pelo bairro com o fotógrafo Flaviz Guerra.

O lançamento aconteceu no dia 26 de setembro de 2018, no Clube Alto de Pinheiros. O evento reuniu os fundadores da SAAP, os dirigentes atuais, associados e moradores do bairro em uma linda confraternização e celebração dos esforços voluntários em prol do Alto de Pinheiros.

Entregamos para nossa comunidade um livro feito com todo zelo, carinho, e seriedade que dedicamos à SAAP.

O livro pode ser adquirido na SAAP, mas fica aqui o link para terem um gostinho do resultado final deste projeto. Ao vivo e a cores é simplesmente maravilhoso.