Quem são os vigias que fazem a segurança da sua rua? Incentive-os a se credenciarem
Já é lei há mais de 20 anos no estado de São Paulo, mas quase ninguém cumpre: os prestadores de serviços de segurança precisam se credenciar em alguma unidade da Polícia Civil. Por isso, a SAAP está pedindo aos moradores que incentivem os vigias de Alto dos Pinheiros a se registrarem junto ao 14º Distrito Policial, responsável pela nossa região.
Por que o credenciamento é importante para o vigia?
É uma obrigação prevista em lei: sem cadastro, o profissional pode ser multado ou mesmo proibido de trabalhar na área. Mas não é só isso: o registro evidencia a seriedade do prestador de serviço e dá credibilidade junto aos moradores.
Por que é importante os moradores incentivarem os vigiais a se cadastrarem?
Porque é fundamental conhecer bem as pessoas que dia e noite estão cuidando de algo tão precioso: sua família, sua casa. O credenciamento dá aos moradores uma sinalização de que estão lidando com profissionais idôneos e integrados ao sistema de segurança pública.
Onde os vigias podem se cadastrar?
Em qualquer delegacia. Alto dos Pinheiros é área de abrangência do 14º Distrito Policial (r. Deputado Lacerda Franco, 372 – Pinheiros).
Quais documentos o vigia precisa levar?
São os listados abaixo — vários deles podem ser retirados no totem de autoatendimento do Poupatempo instalado no próprio 14º DP.
- RG original (emitido após 2015) e cópia
- CPF (original e cópia);
- Registro de autônomo (a inscrição pode ser feita neste link)
- Certificado de reservista, para menores de 45 anos (original e cópia);
- Título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral do 1º e do 2º turno da última eleição, ou justificativa legal (original e cópia)
- Atestado de antecedentes criminais (pode ser obtido neste link)
- Comprovante de residência: conta de água ou luz emitida há menos de 90 dias (original e cópia)
- Três fotos 3×4 recentes.