16 de setembro de 2013

Começou a semana da mobilidade 2013

Um dos trabalhos da SAAP está voltado para pensar em formas de melhorar o trânsito do bairro e, num sentido mais amplo, as formas de mobilidade locais e pela cidade.

Assim estamos acompanhando o que está acontecendo na Semana da Mobilidade. Nas palavras da Rede Nossa São Paulo:

A mobilidade é uma questão central em todas as cidades do mundo – está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população. Neste sentido, organizações de várias cidades do mundo decidiram dedicar uma semana – de 16 a 22 de setembro (quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro) – para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade.
Em São Paulo, frente aos inúmeros congestionamentos, inadequação de calçadas e danos à saúde e ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas, a adesão à campanha se ainda torna mais urgente.

 

Acompanhe também o que está acontecendo esta semana e na próxima

SAAP, OPS Vera Cruz, Boa Praça e GT Mobilidade da Rede Nossa São Paulo: A rua é das crianças no dia mundial sem carro

Rede Nossa São Paulo: Semana da Mobilidade 2013 – de 16 a 22 de setembro

Ciclocidade: Ciclocidade participa da Semana da Mobilidade em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro 2013

Rede Nossa São Paulo: Lançamento da sétima pesquisa sobre Mobilidade Urbana em SP

E mais:

– Vaga viva

É uma manifestação, marcada para o dia 20 de setembro o dia todo, dentro da Semana da Mobilidade, que irá ocupar o espaço originalmente reservado a dois automóveis. O espaço será transformado em um lugar de convivência, reflexão e questionamento sobre a estrutura da cidade, voltada para os carros.

Quando: 20 de setembro, das 9h às 17h

Onde: Rua Padre João Manoel, quase esquina com a Avenida Paulista.

 

– Lançamento do projeto “Ruas do Futuro” 

O Instituto Soluções para Cidades lançará durante a Semana da Mobilidade 2013 o projeto Ruas do Futuro. O conceito do projeto é promover o uso de soluções inovadoras para as ruas por meio da articulação de empresas, entidades e  prefeituras.

Quando: 20 de setembro, das 9h às 17h

Onde: Avenida Torres de Oliveira, 76, Jaguaré (Associação Brasileira de Cimento Portland)

 

– Festival CicloBR + Campeonato Sulamericano de Bike Polo

O Instituto CicloBR vai promover mais uma edição do Festival CicloBR junto com a programação da Virada Esportiva de SP. A ideia do Festival é agregar diversas atividades que envolvem a bicicleta e divulgar projetos que promovam a mobilidade urbana sustentável na cidade. Entre as novidades desse ano está a realização do 3o Torneio Sulamericano de Bike Polo, o São Polo, um campeonato de dois dias que vai movimentar atletas brasileiros e de países vizinhos para disputar essa nova modalidade esportiva da bike!

Quando: 21 de setembro, a partir das 9h

Onde: Parque da Juventude

 

E NA SEMANA QUE VEM

Seminário “A bicicleta em São Paulo” – Políticas públicas para transformar a cidade

A Frente Parlamentar em defesa da Mobilidade Humana da Câmara Municipal realiza no dia 25 de setembro, com a presença da secretária de Transportes de Nova York, Janette Sadik-Khan, o seminário “A bicicleta em São Paulo: políticas públicas para transformar a cidade”.

Quando: 25 de setembro, às 15h

Onde: Câmara Municipal de São Paulo