Vigilância confirma casos de dengue em Alto dos Pinheiros; veja como se prevenir
A Vigilância Ambiental Lapa Pinheiros confirmou casos de dengue no nosso bairro, embora não especifique quantos são – afirma apenas que há notificações em cinco subáreas do distrito administrativo de Alto dos Pinheiros. A SAAP recebeu de moradores, até agora, informações sobre 13 casos.
Na cidade, o número de ocorrências vinha crescendo até março, em comparação com os anos anteriores. Em abril, os números aumentaram, como é típico do mês, mas haviam crescido mais em 2021. Até o início de maio, foram 4.146 casos (confira os dados oficiais).
A julgar pela tendência dos últimos anos, estamos no auge da transmissão. Embora seja frequentemente relacionada a chuvas e tempo quente, a dengue se espalha com mais intensidade no outono, em especial em abril e maio. O combate requer ações tanto da Prefeitura quanto dos moradores.
Que ações a Vigilância tem tomado?
Entre abril e início de maio, realizou em Alto dos Pinheiros 14 bloqueios de criadouros – ações para eliminar ovos e larvas em áreas de ocorrência, para impedir que cheguem à fase de mosquito, quando podem picar e contaminar as pessoas. Isso ocorreu próximo à rua Cerro Corá, rua Alberto Faria, avenida Diógenes Ribeiro de Lima, rua Dona Elisa de Morais Mendes e Dr. Alberto Seabra. O bloqueio foi seguido de nebulização (fumacê) por ciclos de três dias seguidos.
Como você pode ajudar?
- Verifique se a caixa d’água está bem tampada
- Mantenha fechados recipientes como baldes, vasos e galões
- Tire os pratos dos vasos de plantas (ou coloque areia neles)
- Guarde garrafas e pneus em locais secos
- Lave e esfregue as vasilhas de água dos animais (pets) ao menos duas vezes por semana
- Não acumule entulhos
- Em ralos pouco usados, dê preferência aos que têm tampa abre-e-fecha ou jogue água sanitária (1/2 copo) toda semana
- Mantenha calhas e lajes niveladas, limpas, desentupidas e sem pontos de acúmulo de água
- Cubra as piscinas
- Limpe a bandeja coletora de água do ar-condicionado
Quais são os sintomas da dengue?
Febre alta com início repentino, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo, perda de apetite, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos, tonturas, cansaço extremo, dores nas articulações.