3 de outubro de 2019

Biblioteca promove feira de troca de livros; veja como participar ou doar exemplares

 

Sabe aquele livro que você já não lê mais? Aquela que há um tempão está pegando poeira na estante? Que tal substituí-lo por outro que você ainda não conhece? Todo último sábado do mês, a Biblioteca Pública Álvaro Guerra, em Alto dos Pinheiros, promove uma feira de troca de livros. É uma excelente oportunidade de incentivar a leitura e, de quebra, saborear novas histórias.

“Recebemos muitos exemplares em doação e, às vezes, há alguns que já temos ou que não estão cadastrados no sistema municipal de edições. Há, inclusive, livros novos, que foram lançados na biblioteca”, explica a coordenadora do equipamento, Maria Angélica Martins Costa.

As publicações ficam num balcão, e é só chegar e trocar. Só há uma regra: “Livro por livro, gibi por gibi”, comenta Maria Angélica.

O horário de troca obedece ao do funcionamento normal da biblioteca, ou seja, acontece das 10h às 17h.

Como já deu para perceber, a Álvaro Guerra também aceita doação de publicações. “Recebemos principalmente livros de poesia e literatura em geral, mas não aceitamos revistas, CDs ou enciclopédias.”

A coordenadora ressalta que muitos dos livros recebidos são redistribuídos para projetos literários mantidos pela sociedade civil. E um deles funciona em nosso bairro.

“Fizemos um acordo para doar obras para as Casas dos Livros Livres [projeto que disponibiliza livros para trocas em praças de Alto dos Pinheiros]”, diz.

O último sábado desse mês, por sinal, cai durante a realização da Semana Lixo Zero, evento nacional de incentivo à sustentabilidade. E trocar e doar livros são ótimas maneiras de dar um destino sustentável a um exemplar já lido!

Espaço repaginado

A Biblioteca Álvaro Guerra, que já tinha um charme todo especial por estar cercada de árvores, ficou ainda mais aprazível depois de passar por revitalização no primeiro semestre deste ano.

Agora, a SAAP está dando uma forcinha para tornar o ambiente mais acolhedor. “A nosso pedido, a associação topou arcar com os custos de lavar três pufes, que estavam em estado ruim”, conta Maria Angélica.

Ou seja, depois de adquirir um livro novo, você ainda pode começar a “degusta-lo” por ali mesmo, num espaço confortável, iluminado e arborizado. Uma ótima pedida para um sábado!