24 de janeiro de 2020

Veja o que muda com a nova lei que permite contratar poda particular de árvores em SP

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), sancionou em janeiro a lei 17.267, que permite aos moradores da cidade contratarem serviço particular de poda ou remoção de árvore. Antes, apenas técnicos da prefeitura podiam autorizar e fazer a atividade.

Para realizar o serviço por conta própria, será necessária uma avaliação técnica realizada por um engenheiro agrônomo ou florestal, ou um biólogo. O especialista será responsável pelo procedimento. Depois, este laudo deve ser apresentado na subprefeitura com uma justificativa para a realização da tarefa.

Prazos e preços

O serviço solicitado por meio da prefeitura costuma demorar aproximadamente 120 dias. Então, é preciso um pouco de paciência. Usando o serviço particular, a resposta para a solicitação é menor: vem em até 10 dias. Em casos de emergência, o prazo é de apenas um dia.

Uma desvantagem de contratar uma empresa é o preço. Se o morador quiser fazer a poda ou remoção da árvore no particular, os custos ficarão por conta dele. Os valores podem variar, pois dependem do  tipo de poda, do tamanho e da localização da árvore, entre outros detalhes. Já o trabalho feito pela prefeitura, que ainda pode ser solicitado, é gratuito.

O serviço pode ser requisitado de três maneiras: portal de atendimento SP156; ligação para o número 156; e nas praças de atendimento das prefeituras regionais.

Agilidade no processo

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o secretário adjunto do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Viegas, disse que a lei vai agilizar os cerca de 50 mil pedidos de poda e remoção que são feitos por ano pela Central 156.

Também de acordo com Viegas, a lei ainda precisa ser regulamentada para definir questões, como a maneira de se apresentar o laudo para a prefeitura. O secretário explica também que o município fiscalizará os serviços para evitar irregularidades – a multa, em caso de infração, é de R$ 815 por árvore.

 

Quero contratar: e agora?

A SAAP apresenta três empresas que realizam serviço de poda e remoção de árvore. Confira abaixo:

Dias Lagoa Ambiental e Paisagismo

Telefone: 98264-7780 / 3361-4558

E-mail: helena@diaslagoa.com.br

Site: https://www.diaslagoa.com.br

 

WF Paisagismo

Telefones: 96759-0366 / 94663.9568

E-mail: contato@wfpaisagismo.com.br

Site: https://www.wfpaisagismo.com.br

 

Arvoredo Manejo Arboreo, Paisagismo

Telefones: 3931-1860 / 94718-5391

E-mail: arvoredo.paisagismo@yahoo.com.br