5 de agosto de 2022

Campanha de reciclagem e doação da SAAP arrecadou quase 6 toneladas

Televisão de tubo, daquelas bem antigas. Caixas de som quebradas. Fios, carregadores. Pilhas e baterias aos montes. Caixas de isopor. Telefones de discar. Roupas. Canetas já sem carga. Teve tudo isso e muito mais – teve, principalmente, a vontade de dar ao “lixo” uma destinação correta. A oitava campanha de arrecadação de materiais recicláveis da SAAP e da Recycare, realizada em 4 de junho, recolheu 5,694 toneladas, segundo balanço divulgado agora pelas empresas parceiras (veja o certificado da Recycare).

MATERIALPESO (em kg)DESTINO
Plástico1.750Reciclagem
Papel1.100Reciclagem
Sucata de ferro609,3Reciclagem
Papelão460,2Reciclagem
Materiais domésticos369,6Reúso
Cabo/fio324,3Reciclagem
Livros301,6Reúso
Roupas252Reúso
Alumínio195Reciclagem
Placas de circuito123,8Reciclagem
Inox106,8Reciclagem
Pilhas/baterias83,6Reciclagem
Material de escrita7Reciclagem
Isopor4,2Reciclagem
Lata de ferro3,6Reciclagem
Lata de alumínio2,9Reciclagem
TOTAL5.693,9 

No 4 de junho, um sábado, 251 famílias passaram no ponto de arrecadação (o estacionamento da Local Imóveis, na av. Pedroso de Morais) para deixar seus materiais. Foram, ao longo do dia, atendidas por 30 voluntários que gentilmente cederam seu tempo em prol da causa do meio ambiente. Os moradores também receberam 235 mudas de orquídeas resgatadas, uma cortesia do projeto OHquidea, que organizou uma dinâmica e tirou dúvidas sobre como cuidar dessas plantas.

A ação só pôde ser o sucesso que foi porque contou com muitos apoios. Além da Recycare, da Local Imóveis e do projeto OHquidea, colaboraram a Dinâmica Ambiental (recolhimento e reciclagem de aerossóis), a Aster (que inclusive colocou um carro com segurança para cuidar do evento), a Sabesp, a Tikun Olam, a Ferring e a Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps). Se atraímos muita gente, inclusive de outros bairros, é porque a comunicação da campanha teve ajuda do Polo EaD Pinheiros do Mackenzie, do Colégio Santa Cruz, da Sociedade Amigos da Vila Madalena (Savima), da Associação dos Moradores de Pinheiros (Amor Pinheiros) e da Associação dos Moradores das Ruas Morás, dos Tamanás, Iquitos, Zapara, dos Miranhás, Jupuá e dos Juris (AmoCity Morás).

A SAAP agradece a cada um dos apoiadores e, sobretudo, às famílias que foram ao local. Vocês deram uma contribuição para tornar nosso planeta mais sustentável.

Nos vemos na próxima coleta! Aguardem!