
Como parte da campanha da SAAP para incentivar os moradores a plantarem mais árvores em Alto dos Pinheiros, lançamos uma cartilha que detalha por que o plantio é importante, dá dicas básicas de como plantar e sugere espécies de pequeno, médio e grande porte para serem colocadas nas calçadas.
Composto de textos curtos e ilustrações, o Guia de Plantio de Árvores foi lançado durante uma palestra que o botânico e paisagista Ricardo Cardim ministrou no Colégio Santa Cruz, a convite da SAAP. “Nossa expectativa é que, com as informações do guia, os moradores se animem a plantar mais árvores no bairro”, afirma a presidente da associação, Maria Helena Osório Bueno.
Pode parecer estranho que essa seja uma preocupação num dos bairros mais arborizados de São Paulo. Mas é que grande parte dos espécimes das praças e calçadas da região estão lá porque alguém os plantou há 40, 50 anos. Agora, começam a envelhecer e morrer. Se não forem repostos, Alto de Pinheiros corre risco de perder suas características de bairro-jardim.
Do que trata o guia de plantio
A publicação está dividida em quatro partes principais:
- Benefícios das árvores, que explica a importância delas para a redução de ruído, para a regulagem da temperatura, para a melhoria da qualidade do ar, para o bem-estar e mesmo para a valorização dos imóveis.
- Como plantar, seção que sugere locais de plantio (por exemplo: um que esteja a 60 cm da área pavimentada da calçada), procedimento para plantar mudas (tipo de buraco, frequência da rega) e tamanho das mudas.
- Quais espécies escolher, com dez sugestões para cada tipo de porte (pequeno, médio ou grande).
- Instruções para descartar o lixo de jardinagem: onde levar e como reaproveitar.
Acesse e leia o Guia de Plantio de Árvores. A natureza e o bairro vão agradecer.












