A SAAP recebeu 262 demandas dos moradores de Altos dos Pinheiros ao longo de 2025. A grande maioria (77,9%) já foi resolvida, como mostra um balanço feito pela gerência-executiva da associação.
Em geral, as demandas vêm de contatos diretos feitos por moradores junto à SAAP, via e-mail, telefone ou WhatsApp. Envolvem inúmeros temas — desde os buracos nas ruas, os grandes campeões de queixas (21%), até pedidos de plantio (7%) ou podas de árvores (4%), passando por remoção de resíduos verdes (7%), iluminação (6%), moradores de rua (6%), problemas em calçadas, roçada de praças, uso irregular de imóvel, instalação ou limpeza de lixeiras, incômodo com ratos, pernilongos ou pombos, barulho em obras e outros itens.
Os exemplos do parágrafo acima já indicam que a maior parte dos problemas é de zeladoria (113, ou 43%), seguida de verde e meio ambiente (46), lixo e limpeza (45), trânsito (19) e outros, como mostra o gráfico abaixo.

“A grande maioria dos pedidos já foi resolvida. Mas em algumas áreas os processos são mesmo demorados, como uso irregular de imóveis, em que a legislação nem sempre é muito clara”, comenta a gerente executiva da SAAP, Patrícia Macedo.
Como a SAAP age a partir das demandas?
Na maioria dos casos, o trabalho da SAAP é fazer contato com os órgãos públicos. Isso significa: saber qual área deve ser acionada em cada caso e quais informações são exigidas para o processo andar mais rapidamente. Os órgãos mais requisitados são Subprefeitura, Ilumina (concessionária responsável pela iluminação pública em São Paulo) e CET.
Como posso apresentar uma reclamação junto à SAAP?
Basta entrar em contato conosco via Instagram, Facebook, e-mail ou telefone (3814-9206 ou 9-7169-0954).












