16 de dezembro de 2021

Villa-Lobos abre festival com parque de diversões e maior árvore de Natal da cidade

Foi inaugurada no último fim de semana a Villa de Natal, um conjunto de atrações no Parque Villa-Lobos inspiradas em eventos de cidades do Hemisfério Norte, como Paris e Frankfurt. O festival, que ocupa 22 mil metros quadrados, vai até 6 de janeiro, com expectativa de receber 150 mil pessoas no período.

O local oferece diferentes atrativos. Há espaços em que o destaque são os brilhos e as decorações natalinas (como a Casa do Papai Noel e a Cabana da Mamãe Noel, ambas abertas à visitação), um parque de diversões com mais de dez brinquedos (incluindo pista de patinação com 300 metros quadrados), uma feira natalina (em que artesãos vendem produtos ligados às festividades de fim de ano), praça de alimentação e shows.

Além disso, a caixa d’água do parque foi “fantasiada”: sua estrutura de 65 metros de altura serve de base para uma árvore de Natal enfeitada com centenas de luzes –tornou-se a maior da cidade.

A Villa abre as atividades às 10h (fins de semana) ou 14h (dias de semana) e as encerra às 23h. Só é permitida a entrada de pessoas com comprovante de vacinação (com exceção de crianças).

É um evento voltado sobretudo a famílias. Grande parte das atrações dirige-se às crianças, como trenzinhos e playground. Há ainda brinquedos para pessoas maiores (chapéu mexicano, 360) e outros para público de qualquer idade (como roda gigante e pista de patinação). Os ingressos para entrada no parque até 20 de dezembro já se esgotaram – os valores variam de R$ 20 a R$ 60, dependendo do dia; o tíquete dá direito à entrada no parque: os brinquedos têm de ser pagos à parte.

O festival tem também um lado solidário. Foi algo destacado nos discursos de inauguração, mas há pouca informação no próprio site do evento. A família que levar brinquedo para doação (até 24 de dezembro) ou cesta básica (após dia 25) recebe descontos no ingresso.