Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros.


A Secretaria estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística abriu inscrições para representantes da sociedade civil que queiram se candidatar às vagas dos conselhos dos dois parques estaduais da nossa região — o Villa-Lobos e o Candido Portinari, contíguos. As instruções para a inscrição foram publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 30 de julho (portaria referente ao Villa-Lobos) e 31 de julho (portaria referente ao Candido Portinari).

Os Conselhos de Orientação têm a função de acompanhar a gestão dos espaços, que desde 2022 estão a cargo de uma empresa privada, a Reserva Parques. Em reuniões regulares, os membros da sociedade civil são informados sobre novas iniciativas nos parques e aprovam ou desaprovam a realização de alguns eventos.

As inscrições são para as eleições que vão preencher as vagas do período 2025-2027; o prazo para as entidades participarem termina em 27 de agosto. Podem se cadastrar organizações não governamentais ambientalistas ou culturais atuantes na região,  associações de moradores do entorno e instituições sem fins lucrativos que representem interesses de usuários dos parques. As regras estão nas portarias publicadas no Diário Oficial. As eleições devem ocorrer em setembro.

É possível que haja mudanças em breve, mas, atualmente, os conselhos são formados por quatro representantes do governo (representantes de secretarias estaduais) e quatro da sociedade civil (a SAAP é uma delas).

A SAAP tem feito parte do conselho dos parques desde que eles foram criados, seja como titular, seja como suplente. Sabemos muito bem, portanto, das possibilidades e das limitações da atuação dos conselheiros – nossa avaliação, inclusive, é de que, após a concessão, a comunicação com os conselhos não vem sendo transparente. Mas defendemos fortemente a manutenção dessa estrutura.

Veja também...