13 de setembro de 2023

Enquete da SAAP mostra descontentamento de usuários com concessão do parque Villa-Lobos

A SAAP publicou, nas últimas semanas, uma série de posts pedindo aos moradores que se manifestassem sobre diferentes aspectos dos parques Villa-Lobos e Candido Portinari – que neste mês completam um ano sob gestão da Reserva Parques, empresa privada que venceu a concorrência pela concessão desses locais e do parque da Água Branca.

Selecionamos as declarações mais representativas e as publicamos logo abaixo. Em geral, os moradores que responderam mostram descontentamento com o parque. A crítica mais recorrente é de que a empresa gestora está investindo exclusivamente em ações que lhe geram dinheiro (eventos, sobretudo), sem melhorar o parque e, pior, comprometendo a conservação e a vocação de alguns de seus espaços.

O que os moradores dizem sobre segurança

“Andava todos os dias, porém agora não me sinto segura pra caminhar. Banheiro, não vou. Seguranças, muito poucos. Vejo o parque mais vazio. Uma pena!”

“Infelizmente os criminosos não se incomodam com os guardas, eles não têm medo de broncas ou reprimendas.”

“Piorou muito”

“Estou extremamente insatisfeito. Como frequentador do parque, para esporte ou simplesmente lazer, percebo que o aumento na quantidade de eventos no parque implicou piora no acesso (estacionamentos lotados, trânsito intenso) e pouca ou nenhuma participação da PM na segurança. Somente alguns poucos seguranças privados, desprovidos de treinamento ou equipamentos para deter qualquer delito.”

“Me sinto mais segura, porque tem mais movimento. Tem carrinhos e funcionários passando o tempo todo. Frequento durante a semana e muitas vezes dava medo.”

O que os moradores dizem sobre os eventos

“Estão ocupando o parque todo com brinquedos, eventos e food trucks. Não queremos um novo shopping center, e sim a preservação das áreas verdes e segurança para circular no parque. A manutenção é a mesma de sempre, cheia de falhas, como os bancos de madeira quebrados. Privatizar a gestão não trouxe qualidade, apenas transformou o parque num novo Playcenter.”

“A privatização traz atrações pagas para o parque, até o estacionamento é pago, isso o torna inacessível para a população de baixa renda.”

“Piorou. O parque era muito mais tranquilo e contemplativo. Hoje tem excesso de comércio e atrações. Já vejo danos na vegetação. Além do aumento de trânsito na região!”

“Estão abrindo muitos espaços desnecessários e tirando o verde do nosso parque.”

“Moro em frente ao parque há mais de 20 anos e nunca esteve tão ruim. A multiplicação de eventos está danificando o parque todo, incluindo áreas verdes. Hoje cedo estive no parque e fiquei surpresa em ver grandes áreas gramadas fechadas, que podem ser alugadas para eventos particulares!”

“Tornou-se um espaço aberto para eventos, e esqueceram que ali era um lugar para termos um pouco de paz nessa cidade maluca.”

“Acho que o uso do parque aumentou muito. O parque não é apenas para os moradores do bairro, é dos cidadãos da cidade. Todos os eventos são bem-feitos, levando as pessoas para lá, para aproveitarem atividades ao ar livre.”

O que os moradores dizem sobre melhorias

Fizeram muito pouco. A não ser instalações que geram lucro. Banheiros ruins (embora limpos como eram antes), bebedouros idem, pisos sem consertos significativos. As melhorias não foram tão expressivas assim. Estão devendo muito.”

“Deixou de ser parque para ser explorado comercialmente. Só ocorre o que rende à empresa, como shows e uma área fechada para eventos privados. Não investem em nada. Por exemplo, estacionamento., limpeza, segurança, calçamento interno, sinalização.”

“Nova instalação, eu não vi. Mas as antigas estão se deteriorando. Como o orquidário Ruth Cardoso.”

Difícil apontar o que mudou. Os bancos de madeira estão deteriorados, a manutenção está a desejar.”

“Eu percebi uma melhora em alguns pontos, mas não muito. Falta pintar faixas descoloridas, arrumar as lixeiras, colocar bancos novos, revitalizar a área de música onde tinha as espreguiçadeiras.”