
Um dos espaços mais movimentados na nossa região, o Largo da Batata deve passar por reformas em breve. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento chegou a abrir uma consulta pública a fim de colher sugestões para a revitalização. A SAAP enviou várias propostas, que abrangem aspectos como meio ambiente, mobilidade e segurança.
“Sabemos como há muita coisa a melhorar. Mas não basta só um bom projeto: é preciso um trabalho constante e bem-feito de manutenção”, afirma a urbanista Ignez Barretto, presidente do Conselho Consultivo da SAAP. “Somos contra a transferência do espaço para a iniciativa privada: a experiência com o Vale do Anhangabaú mostra que, nesses casos, o que se faz é encher o local de eventos, privando o usuário de um espaço público e incomodando a vizinhança com o ruído de shows pagos.”
Veja abaixo qual o diagnóstico que fazemos da situação atual, a partir da estrutura de temas da consulta pública, e quais medidas sugerimos para transformar a região.
Quais os principais problemas do Largo e do entorno, segundo a SAAP?
-
Mobilidade: Calçadas em mau estado de conservação (embora a ciclovia seja satisfatória).
-
Meio ambiente: A região, excessivamente pavimentada, tornou-se uma ilha de calor. A drenagem insuficiente gera pontos de alagamento no próprio Largo. Os canteiros têm manutenção ruim – frequentemente estão cheios de lixo. As árvores são poucas e malcuidadas.
-
Convivência: A iluminação é ruim. As praças estão sempre sujas. Sem padronização e sem manutenção, o mobiliário urbano (como os bancos) se desgastou: está sujo e danificado.
-
Lazer: As possibilidades de lazer e descanso ficam prejudicadas pela sujeira, pelo calor, pela poluição e pela falta de segurança. Eventos, quando há, incomodam a vizinhança.
Quais as propostas da SAAP para o local?
-
Mobilidade: Identificação de áreas de convivência e áreas de fluxo, por meio de trilhas indicativas no pavimento. Instalação de uma passarela sobre a avenida Faria Lima, ligando os dois lados do Largo.
-
Meio ambiente: Trocar de pavimento, para retirar o atual, já deteriorado, e evitar pontos de alagamento; a sugestão é colocar pavimento drenante. Estabelecer rotina de limpeza pelo menos semanal. Colocar vegetação rasteira nos canteiros do entorno das árvores.
-
Convivência: Instalar postes de iluminação baixa e luz amarela nas áreas interiores do Largo. Renovar, padronizar e fazer manutenção no mobiliário. Cercar e sinalizar o parque infantil. Proibir eventos — a não ser eventos diurnos, sem música, com quiosques de alimentação ligeira.
-
Segurança: instalar posto da Guarda Civil Municipal próximo ao Mercado de Pinheiros.












