23 de dezembro de 2021

PM passa a receber denúncias também por aplicativo

Diogo Moreira/Governo de SP

Em 2022, ficará mais fácil e ágil acionar a Polícia Militar de São Paulo. A partir de 5 de janeiro, a corporação vai disponibilizar o aplicativo “SP 190”, por meio do qual o cidadão poderá comunicar cinco tipos de ocorrência: perturbação do sossego, violência doméstica, disparo de alarmes, aglomeração durante a pandemia e descumprimento das regras sanitárias da covid-19 em estabelecimentos comerciais.

As modalidades foram selecionadas dentre aquelas denunciadas com mais frequência – com destaque à perturbação de sossego, responsável pela maior parte dos chamados recebidos pela PM, especialmente nos finais de semana. Para Alto dos Pinheiros, essa agilidade será certamente bem útil.

A ideia é facilitar tanto o cidadão, que passa a ter um canal mais prático para comunicar problemas, quanto a PM, que melhora seu tempo de resposta ao automatizar os registros e ainda deve ver uma redução no volume de mais de 50 mil ligações recebidas diariamente.

Como usar?

O primeiro passo é baixar o aplicativo na Playstore (em celulares que usam sistema operacional Android) ou na Apple Store (em celulares da Apple). Na sequência, o usuário deve preencher um cadastro (informando dados como nome, CPF, endereço, telefone e e-mail) e habilitar login e senha.

Com o aplicativo instalado, sempre que se deparar com um problema, como uma festa com música alta depois das 22h, o cidadão poderá acessar o dispositivo e comunicar o fato à Polícia em poucos cliques.

Ao receber a denúncia, todas as informações fornecidas caem diretamente na tela do despachador, responsável por enviar uma viatura para o local indicado, o que agiliza o processo. Apesar de exigir cadastro (para evitar trotes), o aplicativo também vai permitir denúncias anônimas.

Numa segunda etapa do projeto, o “SP 190” poderá aceitar novos tipos de ocorrência. Há ainda a previsão de incluir um botão de pânico, para que o usuário acione a PM rapidamente em situações emergenciais.

O recurso, lançado em comemoração aos 190 anos da Polícia Militar de São Paulo, baseia-se em um modelo já usado em outros países e em estados como Paraná e Espírito Santo. A corporação seguirá recebendo chamados por telefone.