Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros.


A coluna da jornalista Alice Ferraz, uma das mais prestigiosas do jornal O Estado de S. Paulo, destacou na quinta-feira as críticas da SAAP a uma obra em andamento no parque Villa-Lobos. Trata-se de um espaço de 1.250 metros quadrados sobre o qual apenas informações superficiais foram divulgadas pela concessionária que administra o parque e pela agência que deveria fiscalizá-la.

O título da nota de Alice Ferraz resume bem o problema: “Cadê o verde que estava aqui?”. A coluna começa já com uma indagação muito apropriada: “Para que queremos parques em São Paulo? Áreas verdes são cada vez mais raras e disputadas em grandes centros urbanos. Um desses oásis, o Parque Villa-Lobos, (…) está há cerca de um ano com 1.250 m2 (…) cercados por tapumes.” (leia a íntegra do texto do Estadão).

Não se sabe quase nada sobre a obra. Ela não foi apresentada ao conselho do parque, por exemplo – mais ainda: as dúvidas levantadas por integrantes do conselho não foram respondidas. As informações disponíveis estão resumidas na nota do Estadão e em texto que já publicamos aqui (leia o texto Mais uma vez, falta de transparência marca nova estrutura no parque Villa-Lobos).

O empreendimento está sendo chamado de Projeto América. A nota do Estadão o resume assim: “restaurante com salas temáticas de degustação, área de coworking, espaço de apresentações musicais e jardim de convivência – este, segundo a empresa, gratuito.” E só. A expectativa é receber quantas pessoas? Como será a tal área de apresentações musicais? O que nessa estrutura está reservado apenas para quem pagar? Nenhuma dessas perguntas foi respondida nem pela concessionária Reserva Parques nem pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).

“Hoje, não sabemos nada sobre essa obra, que é definitiva e de grande porte”, disse a presidente do conselho da SAAP, Ignez Barretto, em entrevista à coluna de Alice Ferraz. “É uma área do parque, de uso comum, sendo suprimida. Estamos perdendo área verde. O parque público está diminuindo a olhos vistos”, complementou.

Também está descontente com a gestão do parque? Aqui, damos o caminho das pedras sobrecomo reclamar de problemas no parque Villa-Lobos.

Veja também...