Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros.

Uma consulta ao Google ou mesmo à página oficial dos parques Villa-Lobos e Candido Portinari deixa claro: eles funcionam das 5h30 às 19h. Na prática, porém, cada vez mais a concessionária que administra os dois espaços tem liberado eventos que estouram esse horário. Um levantamento feito pela SAAP indicou que 43% ultrapassam o limite.

(Leia também: Viu problemas no parque Villa-Lobos? Saiba onde reclamar)

A pesquisa foi feita entre setembro de 2024 e dezembro de 2025, a partir de informações repassadas ao Conselho Gestor dos parques. Nesse período, contabilizamos 205 eventos, que basicamente dividem-se em dois blocos:

  • Os que começam de manhã e terminam por volta do meio-dia — em geral, corridas e eventos esportivos.
  • Os que começam no final da manhã (10h ou 11h) e vão até 22h ou 23h — quase sempre, atrações de entretenimento e de cunho mais comercial.

Boa parte se encerra inclusive depois das 22h, horário em que o Programa Silêncio Urbano (Psiu) estipula limites mais baixos de ruído. Dos eventos que tiveram início a partir das 11h, 61% se encerraram após as 22h. Alguns se estenderam depois da meia-noite, como o NBA House, que tomou 5 mil metros quadrados do Villa-Lobos para instalar um galpão onde ocorreram apresentações musicais e transmissões ao vivo de jogos de basquete.

Outros exemplos que terminaram 22h ou mais tarde são Taste São Paulo Festival (2025); Nômade Festival (2024); SP Gastronomia (2024); Somos Rock Festival (2025); Show da Anitta (2025); São Paulo Oktoberfest (2025); São João de São Paulo (2026) e Juntas Festival (2025).

Essa característica vai ao encontro do perfil que os parques têm assumido desde a concessão para a empresa Reserva Parques. Como já destacamos aqui, há um predomínio de eventos cuja característica principal não era promover cultura, esporte ou lazer, mas fazer propaganda.

Veja também...