Eis uma tecla em que a SAAP tem batido faz tempo: os moradores de Alto dos Pinheiros precisam plantar mais árvores. Alguns acham que não faz sentido insistir nesse tema num dos bairros mais arborizados de São Paulo. Mas é preciso lembrar que, se temos muitas árvores por aqui, é porque várias pessoas as plantaram há 60, 70 anos. Parte delas está doente e debilitada, e precisa ser retirada para evitar acidentes.
Um balanço publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra o tamanho do nosso desafio. Em 2023 e 2024, a Subprefeitura de Pinheiros e a Secretaria do Verde removeram 2.462 árvores da região – que inclui também Pinheiros, Jardim Paulista e Itaim-Bibi. Por outro lado, plantaram 1.050, o que resultou numa perda de 1.412. Como os números não contabilizam quedas naturais (499 no período, segundo a Defesa Civil), o saldo é ainda mais negativo: 1.911.
Em resposta ao “Estadão”, a Secretaria do Verde argumentou que nem sempre o saldo negativo da região significa perda – o replantio pode ser feito numa área que não seja da mesma Subprefeitura. Do ponto de vista estritamente ambiental, pode fazer sentido. Porém, para outros efeitos – como a amenização da temperatura, aumento da permeabilidade do solo e preservação da fauna – a perda para a região é evidente.
“Temos muitas árvores antigas em Alto dos Pinheiros”, diz a presidente da SAAP, Maria Helena Osorio Bueno. “Se não plantarmos novas, o bairro vai ficar careca.” É por isso que a associação vem sempre fazendo uma campanha para estimular os moradores a plantarem mais espécies nas ruas e nos jardins.
Como é a campanha da SAAP?
O morador que quiser ter árvores plantadas na calçada de sua casa deve entrar em contato com a SAAP (saap@saap.org.br), informando nome, endereço e, se quiser, a espécie de sua preferência, dentre as listadas no Manual Técnico de Arborização Urbana da Prefeitura. A SAAP passará a lista para a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, que fará o plantio. A definição final das espécies dependerá de análise técnica e da disponibilidade de mudas no viveiro municipal Manequinho Lopes.
Quem ficará responsável pelo plantio?
A Prefeitura.
Quem deverá cuidar da muda e da árvore?
Em tese, a Prefeitura. Mas a SAAP entende que o morador que escolheu ter uma árvore em frente de sua casa vai cuidar dela, seguindo instruções de jardineiros e de técnicos da Secretaria do Verde ou da Subprefeitura de Pinheiros. Qualquer intervenção mais relevante, como modificação na calçada ou poda de árvores maiores, requer autorização da Prefeitura.