23 de janeiro de 2023

“Bê-á-bá” de Alto dos Pinheiros: manual da SAAP mostra como lidar com os problemas mais comuns no bairro

A quem reclamar sobre buracos nas calçadas de Alto dos Pinheiros? E sobre lixo amontoado em local irregular? Onde jogar restos de poda e lixo de jardinagem? Como denunciar barulho excessivo? Essas e muitas outras perguntas são respondidas no Manual do Morador, um guia com dicas e recomendações sobre os problemas mais comuns enfrentados pelos paulistanos, particularmente por quem tem domicílio no bairro.

A publicação é fruto de uma parceria da SAAP com a Local Imóveis, imobiliária que faz parte do programa Empresa Amiga do Bairro, em que empresas, lojas e prestadores de serviço contribuem com a associação e ajudam em nossos projetos e nossas campanhas. Todo novo morador que aluga ou compra um imóvel com a Local Imóveis em Alto dos Pinheiros recebe um exemplar. A SAAP vai distribuir aos novos associados a partir de março.

Em suas páginas iniciais, o manual conta de forma resumida, em textos e fotos, a história do bairro: a chegada dos jesuítas, a transformação das terras em sítios e chácaras, a compra de terrenos pela Cia. City e a implantação do loteamento até a fundação da SAAP, em 1977.

Nas outras seções, o livreto explica o que fazer em casos de:

  • Problemas de zeladoria (falta de iluminação, buracos em ruas ou calçadas, poda de árvore, lixo amontoado…)
  • Descarte de lixo comum e reciclável
  • Descarte de lixo verde (restos de poda, folhas, galhos…)
  • Descarte de resíduos específicos (aerossol, bitucas de cigarro, instrumentos de escrita e óleo de cozinha)
  • Uso ou construção irregular (uso comercial em área residencial, terreno transformado em depósito de lixo…)
  • Barulho acima do permitido

Além disso, o guia traz um mapa do zoneamento de Alto dos Pinheiros, dicas de segurança, distâncias até pontos importantes da cidade (estações de metrô, aeroportos, escolas, shoppings…), breve descrição de áreas de lazer e cultura e, por fim, uma lista de telefones úteis.

A publicação é, portanto, um cartão de boas-vindas — um convite para que quem está chegando ao bairro sinta-se bem por aqui e ajude os outros a também se sentirem bem.