28 de junho de 2022

Campanha: ajude a manter o verde de Alto dos Pinheiros

Se moramos hoje numa região repleta de árvores frondosas, é porque teve gente que se preocupou com isso 50, 60 anos atrás. Portanto, se quisermos continuar a preservar as características de bairro-jardim de Alto dos Pinheiros, precisamos começar a agir já. É o que a SAAP está fazendo, em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Venha colaborar conosco!

Como é a campanha
O morador que quiser ter árvores plantadas na calçada de sua casa deve entrar em contato com a SAAP (saap@saap.org.br), informando nome, endereço e, se quiser, a espécie de sua preferência, dentre as listadas no Manual Técnico de Arborização Urbana da Prefeitura. A SAAP passará a lista para a secretaria, que fará o plantio. A definição final das espécies dependerá de análise técnica e da disponibilidade de mudas no viveiro municipal Manequinho Lopes.

Quem ficará responsável pelo plantio?
A Prefeitura.

Quem deverá cuidar da muda e da árvore?
Em tese, a Prefeitura. Mas a SAAP entende que o morador que escolheu ter uma árvore em frente de sua casa vai cuidar dela, seguindo instruções de jardineiros e de técnicos da Secretaria do Verde ou da Subprefeitura de Pinheiros. Qualquer intervenção mais relevante, como modificação na calçada ou poda de árvores maiores, requer autorização da Prefeitura.

Se nosso bairro já tem muitas árvores, por que se preocupar com isso?
Grande parte das maiores árvores do bairro foram plantadas há muito tempo, a partir da década de 1940. Várias delas estão velhas e podem cair em breve. Plantando mudas agora, permitimos que, quando as mais velhas caírem ou tiverem de ser retiradas, outras já estejam mais crescidas e possam substitui-las.

Por que as árvores são importantes?

  • Aumentam a permeabilidade do solo, reduzindo o risco de enchentes
  • Moderam as “ilhas de calor” urbanas, provocadas pela poluição e pela alta concentração de asfalto
  • Reduzem os riscos de erosão, pois sua copa intercepta água de chuva
  • Dão sombra, melhorando a sensação de calor e diminuindo danos (como rachaduras) nas áreas calçadas provocados por temperaturas altas
  • Ajudam a preservar a fauna e a biodiversidade
  • Diminuem a poluição do ar
  • Ajudam no bem-estar psicológico, ao contribuírem para dar colorido à paisagem urbana.