17 de outubro de 2023

Evento vai comemorar 10 anos de união pela praça Província de Saitama. Participe!

A praça Província de Saitama vai abrigar, no próximo sábado (21 de outubro), das 10h às 13h, um evento com brincadeiras para crianças, apresentação do School of Rock, autógrafo de livro, plantio de árvores frutíferas, sorvete e bate-papo sobre mapeamento de árvores. O objetivo da festa é comemorar os dez anos da revitalização do parquinho da praça. Mas o parquinho é apenas um símbolo de algo maior: a mobilização dos vizinhos que, uma década atrás, se juntaram para fazer do local um dos mais charmosos de Alto dos Pinheiros. Uma união que se manteve e se renovou desde então, com várias conquistas e novas levas de moradores.

“Na época, a praça estava degradada: muito lixo, sem parquinho, com a quadra bem deteriorada”, relembra Carine Galvão, uma das mais ativas moradoras da região. A família dela e de mais dez vizinhos se uniram para elaborar um projeto de revitalização da praça, avaliando os pontos que mais mereciam atenção.

O pontapé inicial

O primeiro foco foi o parquinho. “Achamos que era um ótimo começo, porque, atraindo as crianças, a gente atrairia também os pais e estimularia a presença de um novo público na praça”, comenta Carine.

Deu certo. Um dos vizinhos, dono de uma agência de publicidade, gostou da ideia e aceitou financiar toda a revitalização. O arquiteto Jorge Peixoto fez o projeto do parquinho, dando a ele o tamanho que a praça comportaria e seguindo as normas da Prefeitura.

Contribuição mensal

Daquela mobilização nasceu o movimento que até hoje ajuda a manter a praça em bom estado: já em 2013 um grupo de moradores criou um fundo para contribuir todo mês para a conservação da Província de Saitama. O dinheiro, administrado pela SAAP, é destinado à manutenção do parquinho e ao pagamento de serviços de um zelador e de um jardineiro. Atualmente, cerca de 15 famílias contribuem mensalmente.

Com a organização dos moradores e o apoio da SAAP, ficou mais fácil atrair o apoio de empresas, conseguir emendas de vereadores em prol da praça e cobrar melhorias da Subprefeitura. Diversas melhorias foram conquistadas desde então; uma das mais recentes é a melhoria da iluminação e da quadra esportiva.

“Agora estamos em conversa com Subprefeitura para melhorar as grelhas da praça, avaliar como conter a lama que desce em dias de muita chuva e melhorar o acabamento dos bancos de pedra”, diz Fernanda Bratz, uma das moradoras que hoje encabeça a mobilização. “Estamos sempre buscando melhorias, em constante contato com os responsáveis”, reforça Beatriz Silveira, outra vizinha atuante nos projetos da Província de Saitama.

A comemoração

A festa de dez anos da revitalização vai incluir:

  • Monitores para divertir a criançada
  • Plantio de árvores frutíferas
  • Picolés
  • Autógrafo de livro e caixa “Natureza Fora da Caixinha”
  • Bate-papo sobre mapeamento de árvores
  • Apresentação do School of Rock
  • Lançamento da campanha da praça na plataforma Cidades.co

O evento tem apoio da SAAP, da Aster Segurança, do Instituto Árvores Vivas, da Cidades.co, do School of Rock, do espaço de esportes de praia Sorry Mama e da Subprefeitura de Pinheiros.