22 de maio de 2017

Após reivindicação, Parque Pôr do Sol ganha nova iluminação pública

Quem costuma frequentar o Parque Pôr do Sol para observar o entardecer agora vai poder apreciar a bela vista com mais segurança. É que um novo sistema de iluminação acabou de ser instalado no local pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume) da Prefeitura de São Paulo. Os novos postes foram colocados no entorno do parque e numa altura abaixo das copas das árvores, garantindo, assim, noites mais claras para os visitantes.

Eliminar pontos mal iluminados em Alto dos Pinheiros sempre foi uma meta perseguida pela SAAP, que encara a medida como uma forma de ajudar a evitar a ocorrência de crimes no bairro. Tanto que em 2015, a associação produziu um relatório mapeando os lugares onde a intervenção do Ilume era necessária. As reivindicações incluíam o reposicionamento dos braços de lâmpadas e a diminuição na altura de postes. O material foi apresentado ao departamento.

Depois de ficar mais de um ano sem resposta, em julho de 2016, a SAAP decidiu entregar novamente seu relatório para o diretor do Ilume, José Alberto Serra Almeida, que se revelou surpreso, pois acreditava que as mudanças solicitadas já haviam sido feitas.

Em novembro do ano passado, durante reunião com o diretor, foi constatado que haviam sido realizados estudos técnicos sobre os pontos deficientes sinalizados pela associação e o pedido de melhoria feito pela SAAP estava na fila para ser executado. Na ocasião, Almeida também apresentou um plano do poder público municipal para aprimorar a iluminação do Parque Pôr do Sol.

Em 7 de março deste ano, a SAAP pediu um encontro com o titular da Prefeitura Regional de Pinheiros, Paulo Mathias, para discutir as propostas de iluminação para o bairro – inclusive, o projeto para o parque – e ouviu dele a promessa de que conversaria com o Ilume sobre as demandas.

O esforço e a persistência foram recompensados, em parte, com a nova iluminação do Pôr do Sol, um espaço tão querido e importante para os moradores de Alto dos Pinheiros. Mas essa conquista é só o começo. A SAAP vai continuar vigilante, cobrando das autoridades competentes providências para que todos os pontos indicados no relatório recebam a mesma atenção por parte do Ilume.