18 de agosto de 2021

Na volta às aulas, descarte corretamente os materiais de escrita

Depois de mais de um ano, as aulas presenciais voltaram em todas as escolas – em boa parte delas, diariamente. A rotina pré-pandemia aos poucos de restabelece. Esta é a hora, então, de revisitar o material escolar e ver o que ainda presta: lápis, borracha, canetinhas, canetas, marca-texto… O que fazer com o que não estiver funcionando? Jogar no lixo comum, nem pensar. Mas mesmo a coleta reciclável tradicional não tem capacidade de separar as diferentes partes. Qual a solução?

A SAAP aderiu ao programa de logística reversa da empresa TerraCycle, feito em parceria com a Faber-Castell. Colocamos coletores em sete pontos da região – um deles na própria sede da associação, outro num edifício e os outros em negócios que aderiram ao programa Empresa Amiga do Bairro (veja a lista de pontos mais abaixo). Além disso, em setembro esse tipo de material também será recolhido no grande esforço de reciclagem que acontecerá em Alto dos Pinheiros no Dia Mundial da Limpeza.

Leve seus materiais – e os dos colegas de seus filhos também! – a qualquer um dos pontos do nosso bairro.

Por que o descarte correto é importante

Vários instrumentos de escrita são compostos de diferentes materiais. A reciclagem comum não é capaz de separá-los adequadamente e dar-lhes um destino correto. Então, acabam indo para os aterros.

No programa da TerraCycle, cada vez que as caixas acumulam 5 quilos de material, a SAAP as recolhe e envia pelos Correios para a empresa (esta é que paga o porte). Em seguida, ela repassa para a Faber-Castell, que processa o material e o transforma em uma matéria-prima chamada pallet, usada em bancos, lixeiras e cones de trânsito, por exemplo. Apesar de haver parceria com a Faber-Castell, aceitam-se produtos de qualquer marca.

 O que pode ser reciclado

Lápis grafite, lápis colorido, lapiseira, canetas, canetinha, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes, marcadores de quadro-branco (pincel atômico) e suas embalagens.

Onde levar o material

No Dia Mundial do Meio Ambiente (18 de setembro):

Local Imóveis – Avenida Pedroso de Morais, 2.646

Em outras datas:

BUCC – Avenida Pedroso de Morais, 2.120

Condomínio 2001 – Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, 2.001

Local Imóveis – Avenida Pedroso de Morais, 2.646

Pet Shop Natingui – Av. São Gualter, 1.596

Piú Salute – Rua Dardanelos, 292

SAAP – Avenida Pedroso de Morais, 631, conj. 16

Supera – Av. Pedroso de Morais, 1.815