26 de junho de 2014

Grupo de Associações visitam vereadores para pedir apoio às emendas que preservam as Zonas Exclusivamente Residenciais

800px-Bandeira_da_cidade_de_São_Paulo

 

Em 16/06/2014, um grupo formado por representantes do Movimento Defenda São Paulo, Associação dos Amigo de Alto dos Pinheiros (SAAP), Associação dos Moradores do Jardim da Saúde e Associação de Bairro dos Moradores do Butantã, realizaram visitas a vereadores para pedir apoio às emendas que preservam as Zonas Exclusivamente Residenciais (ZERs) no Plano Diretor Estratégico (PDE).

Foram visitados os vereadores Eliseu Gabriel e Ricardo Young, e assessores do vereador Aurélio Nomura. Em todas as conversas os representantes argumentaram a necessidade de preservar as ZERs no Plano Diretor Estratégico, pelas suas características urbanísticas específicas – veja sobre o Manifesto que defende as ZERs criado em 2013 http://saapblog.wordpress.com/2014/03/13/manifesto-pela-manutencao-preservacao-e-protecao-das-zonas-exclusivamente-residenciais-zers-no-plano-diretor-estrategico-da-cidade-de-sao-paulo/ Hoje as ZERs representam menos de 4% do território da cidade de São Paulo.

Em tese as mudanças de zoneamento devem ocorrer na revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo, mais especificamente nos Planos Regionais e propostas dos Planos de Bairro, etapa posterior a aprovação do PDE. Entretanto, as pressões para fazer alterações no PDE que modificam as regras atuais nas ZERs são fortes. Vereadores apresentaram emendas neste sentido e as associações de bairro estão batalhando para que no texto final, a ser votado em segunda votação, as ZERs sejam preservadas. A votação do PDE deve acontecer em breve, mas com a pressão dos Movimentos dos Sem Teto, o clima na Câmara está tumultuado.

A SAAP integra o grupo de discussão e análise do Plano Diretor junto ao Movimento Defenda São Paulo, e neste segundo semestre de 2014 pretende iniciar os estudos de uma proposta de Plano de Bairro para Alto de Pinheiros para que seja discutida com seus moradores e associados.

Para saber mais: http://saapblog.wordpress.com/2014/06/04/o-alto-de-pinheiros-e-o-plano-diretor-estrategico-de-sao-paulo/