Uso do solo e equipamentos urbanos

Caracterizado o perfil dos moradores de Alto dos Pinheiros, podemos agora mapear a ocupação da área: que usos são aqui localizados. É possível verificar onde estão concentradas as residências, os comércios, os serviços e os equipamentos públicos – ou ainda o tipo de assentamento (edificação): se são áreas majoritariamente horizontais, verticalizadas ou mistas.

 

Comércio e serviços

Há estabelecimentos com padrões diversos, desde a pequena loja de bairro ao shopping Villa-Lobos, de clínicas médicas a escritórios. Os serviços de saúde incluem um hospital público e laboratórios de grande porte. Chama atenção o número de moradias para idosos.

 

Principais eixos e centralidades

  • Avenida Prof. Fonseca Rodrigues: encontra-se praticamente consolidada, com poucas unidades residenciais e poucos lotes vagos. Destacam-se os condomínios residenciais de edifícios de pequeno porte;
  • Praça Pan-Americana: predomina o uso misto, com comércio e serviços. Alguns imóveis contíguos aos lotes voltados para a praça já apresentam mudança de uso;
  • Avenida Professor Manuel José Chaves: também registra mudança de uso, com a implantação de comércios e serviços, e ainda apresenta lotes vagos;
  • Avenida Pedroso de Morais: encontra-se praticamente consolidada enquanto corredor de serviços, com imóveis vagos, indicando possível mudança de uso e menor número de unidades residenciais;
  • Avenida São Gualter: também praticamente consolidada como corredor de serviços, com unidades comerciais junto à avenida Cerro Corá;
  • Ruas Japiaçoia/ Alvilândia/ Nazaré Paulista: esse eixo passa por grandes mudanças. Num trecho da rua Japiaçoia há diversos imóveis comerciais e de serviços. Ao redor da praça João Guilherme Flocke prepondera o uso residencial, mas ao redor da Professora Emília Barbosa Lima lojas os serviços de pequeno porte se intensificam, e se destacam em particular na rua Nazaré Paulista;
  • Avenida Diógenes Ribeiro de Lima: entre a rua Berlioz e a praça do Pôr do Sol há imóveis vagos, para venda ou locação, e com uso de serviços (incluindo um residencial para idosos). Algumas das edificações sem sinalização podem ser de serviços, embora não se note remoção de muros e jardins para criar vagas de automóveis. Ao mesmo tempo, registram-se residências recentemente reformadas;
  • Rua dos Macunis: está em intensa transformação, com diversos imóveis de comércio e serviços;
  • Avenida Prof. Frederico Herrmann Júnior: também em processo de mudança de uso, com imóveis vagos para venda ou locação, terreno vago e serviços implantados, assim como no trecho da Marginal Pinheiros até a rua Moniz.

 

Serviços públicos

São diversificados, abrangendo – na área da SAAP e no distrito Alto dos Pinheiros – unidades das polícias Civil e Militar, Subprefeitura de Pinheiros, Cia de Engenharia de Trafego – CET, subestação de energia, reservatório da Sabesp, estações de trem da CPTM, estações de metrô e o Terminal Pinheiros de ônibus municipais.

 

Instituições de ensino privadas

Incluem pré-escolas, estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior e escolas de idiomas. Há vinte e cinco no distrito e, no limite imediato, outras dez unidades.

 

Instituições de ensino públicas

No distrito existem duas escolas estaduais e outras dez em áreas próximas. Escolas municipais são duas nos arredores, além de uma biblioteca.

 

Creches e unidades assistenciais

Totalizam oito no Distrito e duas nos arredores. Cabe destacar que algumas das instituições estão instaladas há décadas – como o Conjunto Assistencial Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Mãe do Salvador, desde 1967 no bairro.

O Alto dos Pinheiros e arredores abrigam, portanto, mais de cinquenta unidades de ensino, muitas de excelente padrão. Nas imediações ficam ainda a Universidade de São Paulo e outras escolas de ensino superior, além de instituições religiosas associadas ou não a obras assistenciais.

 

Tipologia construída

Predominam as residências unifamiliares. Mais recentemente, estão sendo implantados condomínios residenciais horizontais, em lotes de maiores dimensões ou através do remembramento de lotes, como nas ruas Maria da Grã, Miranhas com Tamanás, Vitorino de Carvalho, Dr. Alberto Seabra com Japiaçoia, ou mesmo Bennet com Prof. Fonseca Rodrigues.

O adensamento populacional acontece por meio de edifícios residenciais de pequeno porte na avenida Prof. Fonseca Rodrigues – padrão que poderia servir de modelo em outros corredores, aliados a novos instrumentos propostos pelo Plano Diretor Estratégico (PDE), como a fruição pública.

São poucos os edifícios com até seis pavimentos: os condomínios à rua Massacá e torres isoladas na José Romeiro Pereira e na Dr. Luís Augusto de Queirós Aranha. Prédios com seis a dez pavimentos se concentram nas ruas Morás e São Domingos Sávio e no entorno da avenida Diógenes Ribeiro de Lima. Edifícios com mais de dez pavimentos existem em zonas mistas, como ao redor do shopping Villa-Lobos, rua Isabel de Castela e cercanias, rua Pio XI e adjacências.

Destacam-se ainda os conjuntos habitacionais da rua Natingui (53 edifícios) e da avenida Diógenes Ribeiro de Lima (86 edifícios), com mais de 1.300 apartamentos. Embora fora dos limites da SAAP, a proximidade de habitantes de outro padrão socioeconômico é importante para a diversidade local.

 

Lotes vagos e estacionamentos

Com a implantação de serviços e pontos comerciais onde antes havia residências, nota-se o surgimento de estacionamentos.