Mobilidade

O distrito de Alto dos Pinheiros abriga várias modalidades de transporte público. Mapeamos aqui os aspectos mais relevantes da mobilidade da região.

 

Trem

Quatro estações da Companhia Paulista de Trens e Metrô (CPTM): Ceasa, Villa-Lobos/Jaguaré, Cidade Universitária e Pinheiros.

Metrô

Estações Pinheiros, Faria Lima e Vila Madalena. Na implantação do primeiro trecho da Linha 20-Rosa do metrô[1], ligando Lapa a Moema, estão previstas outras próximas, como Pio XI, Cerro Corá, São Gualter, Praça Pan-Americana e Faria Lima.

Ônibus

O terminal municipal de Pinheiros recebe 36 linhas municipais e nove intermunicipais. Dessas, 14 cruzam a área da SAAP e duas não passam próximo a estações de metrô. A maioria segue em direção às estações Faria Lima, Vila Madalena e Pinheiros. Outras oito apenas transitam pelos limites da SAAP (na av. Cerro Cora e av. São Gualter), seguindo mais frequentemente em direção à estação Vila Madalena.

A maior parte das linhas está concentrada nas avenidas Cerro Corá e Heitor Penteado. Muito provavelmente as linhas implantadas acabaram, ao longo do tempo, alterando o uso dessas vias, antes predominante residenciais.

Ciclovias

Estão concentradas nas margens do rio Pinheiros, na av. Pedroso de Moraes/ Prof. Fonseca Rodrigues e av. Faria Lima. Há ainda a ciclofaixa de lazer montada aos finais de semana e ciclorrotas (implantadas e em projeto). Em conjunto com as estações BikeSampa e CicloSampa, permitem ganhos de mobilidade, conexão intermodal, lazer e recreação.

A ciclovia implantada nas avenidas Arruda Botelho (com 700 metros de extensão), Fonseca Rodrigues (2,6 km) e Pedroso de Morais (1,5 km) e Prof. Frederico Herrmann Jr.(700m) integra o eixo cicloviário de 32 km que vai da Ceagesp ao shopping Morumbi, com ramais (existentes ou em projeto) conectados às estações da CPTM e aos parques do Povo e Ibirapuera. Sua execução se dá com recursos provenientes da Operação Faria Lima.

As vias para bicicletas, por seu uso intenso também para caminhadas e corridas, adquirem papel de parques lineares urbanos.

Em 2022, foi implantada a ciclovia na ponte da Cidade Universitária.

[1] Segundo relatório de administração de 2013, a Linha 20-Rosa é perimetral, interligando São Paulo a São Bernardo do Campo. O trecho inicial Lapa-Moema terá 12,3 quilômetros e 14 estações.