Descarte de Lixo

Coleta de lixo domiciliar, seletiva e varrição de rua

Nosso bairro possui coleta de lixo domiciliar três vezes por semana, a coleta seletiva uma vez por semana e varrição de rua. Para saber os horários de coleta da sua rua e, também, saber qual o dia e frequência com que sua rua é varrida, consulte este link do site da Prefeitura de São Paulo:

http://www3.prefeitura.sp.gov.br/limpeza_urbana/FormsPublic/LimpezaRua.aspx

Ecoponto

Ecopontos na região:

  • Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira, embaixo da ponte Cidade Universitária.

Horário: de segunda a sábado, das 8h às 21h20, segundo a Inova, empresa que administra o serviço no local.

2 – R. Girassol, 15 – Vila Madalena

Horário: de 2ª a sexta, das 7h às 17h e aos sábados, das 8h às 15h

O Ecoponto recebe madeira, móveis, restos de poda, resíduos de construção civil, papel, plástico, metal, vidro… O limite por pessoa é 1 metro cúbico (equivalente ao tamanho de uma caixa d’água de 1000 litros).

Não podem ser levados itens como lixo orgânico domiciliar, equipamentos eletrônicos, óleo de cozinha usado, pneus e gesso.

 

Como descartar de forma adequada os restos de jardinagem e podas

O descarte incorreto de folhas, galhos, raízes e terra – ou seja, do lixo verde – tem sido frequente e hoje é um problema no bairro. Amontoar os detritos na calçada atrapalha o trânsito de pedestres, prejudica o solo onde os restos foram largados e ajuda a atrair animais peçonhentos. Além disso, é crime ambiental, sujeito a multa, como prevê a lei municipal 13.478/2002.

 

O que fazer:

  • Se a quantidade de lixo for pequena, coloque em sacos (até dois) e deixe na frente de sua casa no dia em que o lixeiro for passar.
  • Se a quantidade for grande, alugue uma caçamba ou contrate um serviço de coleta domiciliar de resíduos. Há várias empresas que prestam esse serviço. Em uma caçamba cabe, em média, o equivalente a 70 a 90 sacos. Os serviços de coleta têm capacidade maior.
  • Outra opção é levar os resíduos para o Ecoponto.

 

Veja o que não pode ser feito:

  • Deixar os dejetos soltos, fora de sacos de lixo em frente da sua casa. O lixeiro não recolhe e a Prefeitura não tem serviço regular para catar esses entulhos;
  • Jogar o lixo verde em canteiros, esquinas ou nas praças. Novamente: a Prefeitura não faz a coleta periódica desse tipo de material;
  • Ensacar os restos de poda e colocá-los em canteiros ou praças. Isso o lixeiro e a Prefeitura também não recolhem.
  • Ensacar o material em grande quantidade e colocar tudo na frente da casa. Isso prejudica a capacidade dos caminhões de lixo, que recolhem até dois sacos.

Adote esses procedimentos e oriente seu jardineiro sobre o modo correto de descartar o lixo verde. O Alto de Pinheiros ficará mais bonito e mais saudável.