20 de agosto de 2018

Mostre o amor que você tem por seu bichinho de estimação. Participe da campanha gratuita de vacinação contra a raiva

Afagos no pelo, comida de qualidade, brinquedos e brincadeiras. São muitas as maneiras que nós, humanos, temos para demonstrar afeto por nossos cães e gatos. Mas existe uma forma ainda mais importante de carinho: cuidar bem.  E isso inclui manter a saúde dos nossos amigos de quatro patas em dia.

No sábado, 1º de setembro, você terá uma ótima oportunidade de colocar isso em prática. É que a Unidade de Vigilância em Saúde Lapa/Pinheiros, da Secretaria Municipal de Saúde, levará para a praça Pôr do Sol a campanha de vacinação gratuita contra a raiva. A ação acontece das 10h e às 16h, na parte do espaço que fica na rua Desembargador Ferreira França.

“Muita gente pensa que só os cachorros precisam ser vacinados contra a raiva, mas os gatos também devem ser imunizados. Um simples arranhão pode transmitir a doença para uma pessoa”, alerta Viviane Martins, coordenadora de Vigilância Ambiental.

Ela ressalta que os bichinhos devem ser vacinados todo ano. “Não precisa apresentar qualquer documento para imunizar o animal. Basta chegar com ele na hora. Depois, é fornecido um comprovante de que seu cão ou gato recebeu a dose”, diz Viviane.

A raiva é fatal entre os animais, e é transmitida para os humanos por meio de mordidas ou arranhões. Em nós, ela pode ser tratada, mas a pessoa contaminada deve procurar imediatamente ajuda médica.

A coordenadora chama atenção para um fato: dentre as dez regiões em que a vigilância ambiental divide a cidade de São Paulo, a da Lapa/Pinheiros é, historicamente, aquela com menor índice de vacinação desde que começaram as campanhas gratuitas.

“Isso pode ser tanto porque as pessoas não sabem da campanha quanto pelo fato de que os donos levam seus animais para serem vacinados em locais privados. Não sabemos ao certo”, comenta Viviane.

Pois bem, agora você, morador de Alto de Pinheiros, já sabe que pode vacinar  seu bichinho de estimação de graça. E o melhor: garantir a saúde dele e de todos que vivem a sua volta!