23 de setembro de 2019

Semana Lixo Zero: Aprenda a fazer você mesmo uma embalagem sustentável alternativa ao plástico filme

Levante o dedo quem já se enroscou ao tentar embrulhar um alimento com filme plástico. A dificuldade em usá-lo é um problema comum, mas está longe de ser o pior. Além de difícil reciclagem, o filme PVC (policloreto de vinila) é de uso único e demora décadas para se decompor, quando descartado no meio ambiente.

Para dar dicas de como fazer você mesmo uma alternativa a esse material, a SAAP promoverá, no dia 24 de outubro, na Cór Bakehouse, o workshop “Aprenda a fazer pano de cera – Cozinha rumo ao Lixo Zero”.

O evento é gratuito e os participantes ainda ganharão um kit para fazer seu primeiro pano de cera em casa.

O workshop faz parte da programação que a SAAP está preparando para a Semana Lixo Zero – mobilização nacional sobre sustentabilidade que ocorrerá em todo o país de 18 a 27 de outubro.

O encontro será conduzido por Luciana Caran, criadora do Envolve, pano produzido artesanalmente e tratado com cera de abelha, óleo de coco e breu (resina extraída da árvore pinus). “Os materiais utilizados são baratos e fáceis de encontrar. O processo para tratar o pano é bem simples também”, garante.

“É feito por meio de uma técnica milenar que conheci quando estive no exterior. Pesquisei várias receitas e acabei chegando à que uso atualmente”, explica Luciana Caran, fundadora da empresa que leva o mesmo nome do produto.

Ao ser aquecido com o toque da mão, ele adere aos alimentos exatamente como um filme plástico, com a diferença de que pode ser reutilizado — basta lavá-lo. “Dá para usar por pelo menos seis meses, mas, desde que comecei, nunca soube de alguém cujo produto tenha perdido suas propriedades”, afirma.

O Envolve tem ainda outra vantagem: “combate o desperdício de alimentos, pois prolonga a durabilidade deles graças às propriedades bactericidas da cera de abelha e fúngicas do óleo de coco”, segundo descrição no site da empresa.

Além disso, pode virar adubo. “Utilizo panos feitos exclusivamente com algodão, e que podem ser usados em compostagem quando não servirem mais como embalagem”, destaca.

Inscrições

Fiquem atentos à programação da SAAP para a Semana Lixo Zero, pois, em breve, serão abertas as inscrições para essa e outras atividades, e o número de vagas será limitado. Os interessados em participar podem mandar um e-mail para saap@saap.org.br ou um WhatsApp para (11) 97169-0954.

Essa, sem dúvida, é uma ótima oportunidade para darmos mais um passo em direção a uma vida sustentável. O planeta agradece.

A SAAP, com o patrocínio da Ferring e Aster, coordena em parceria com diversas organizações uma série de ações para a Semana Lixo Zero no Alto dos Pinheiros. A Semana Lixo Zero é uma iniciativa nacional liderada pelo Instituto Lixo Zero.