1 de novembro de 2022

Vamos pôr o relógio da praça Pan-Americana pra funcionar? Contribua com nossa vaquinha virtual

Foto: Anderson Jacob

O relógio em forma de sol da praça Pan-Americana – uma pequena joia da história do nosso bairro – já está bem mais bonito. Instigada por um morador do bairro, André Echeverria, a SAAP fez uma parceria com a empresa responsável pela gestão da praça, a Farah Service. Por décadas abandonado e pichado, no início deste semestre o local foi pintado e reformado. Em 1º de outubro, cada raio do relógio ganhou mudas de sunpatiens, uma flor delicada e colorida. Mas falta o principal: o relógio funcionar de verdade, como acontecia até meados da década de 1990.

Para isso, Alto dos Pinheiros precisa da ajuda de cada um dos moradores. O mecanismo para fazer o relógio funcionar, incluindo os ponteiros, custa R$ 50 mil. Lançamos um financiamento coletivo por meio da plataforma Benfeitoria, para que todos possam colaborar. A ação faz parte do Dia de Doar – uma iniciativa internacional para promover a solidariedade e a cultura de doação.

Como ajudar?
É muito fácil. Basta entrar na página do projeto na plataforma Benfeitoria e dar a sua contribuição — pode ser por cartão, boleto ou PIX. A doação pode ser de qualquer valor.

Por que ajudar?
O relógio fica num dos pontos centrais de Alto dos Pinheiros – a praça Pan-Americana, em frente à rua Dona Elisa de Moraes Mendes, entre o Pão de Açúcar e o Bradesco. Durante muito tempo marcou o bairro. Há anos – não se sabe ao certo quando, possivelmente em meados da década de 1990 – parou de funcionar. Abandonado, ficou sujo, cheio de lixo ao redor, e foi pichado. A estrutura se deteriorou, a ponto de um buraco abrir em meio à base do relógio. Portanto, revitalizar o relógio é não só recuperar a memória da região, mas também valorizar o entorno desse ponto tão importante.

O que já foi feito?
No início deste semestre, reforma e pintura. No início de outubro, plantio de flores em cada um dos raios que formam o relógio

Até quando contribuir?
Em princípio, a data é 29 de novembro – Dia de Doar.

Qual é a meta de arrecadação?
O valor necessário para instalar o motor e os ponteiros: R$ 50 mil