1 de novembro de 2022
Vamos pôr o relógio da praça Pan-Americana pra funcionar? Contribua com nossa vaquinha virtual

O relógio em forma de sol da praça Pan-Americana – uma pequena joia da história do nosso bairro – já está bem mais bonito. Instigada por um morador do bairro, André Echeverria, a SAAP fez uma parceria com a empresa responsável pela gestão da praça, a Farah Service. Por décadas abandonado e pichado, no início deste semestre o local foi pintado e reformado. Em 1º de outubro, cada raio do relógio ganhou mudas de sunpatiens, uma flor delicada e colorida. Mas falta o principal: o relógio funcionar de verdade, como acontecia até meados da década de 1990.
Para isso, Alto dos Pinheiros precisa da ajuda de cada um dos moradores. O mecanismo para fazer o relógio funcionar, incluindo os ponteiros, custa R$ 50 mil. Lançamos um financiamento coletivo por meio da plataforma Benfeitoria, para que todos possam colaborar. A ação faz parte do Dia de Doar – uma iniciativa internacional para promover a solidariedade e a cultura de doação.
Como ajudar?
É muito fácil. Basta entrar na página do projeto na plataforma Benfeitoria e dar a sua contribuição — pode ser por cartão, boleto ou PIX. A doação pode ser de qualquer valor.
Por que ajudar?
O relógio fica num dos pontos centrais de Alto dos Pinheiros – a praça Pan-Americana, em frente à rua Dona Elisa de Moraes Mendes, entre o Pão de Açúcar e o Bradesco. Durante muito tempo marcou o bairro. Há anos – não se sabe ao certo quando, possivelmente em meados da década de 1990 – parou de funcionar. Abandonado, ficou sujo, cheio de lixo ao redor, e foi pichado. A estrutura se deteriorou, a ponto de um buraco abrir em meio à base do relógio. Portanto, revitalizar o relógio é não só recuperar a memória da região, mas também valorizar o entorno desse ponto tão importante.

O que já foi feito?
No início deste semestre, reforma e pintura. No início de outubro, plantio de flores em cada um dos raios que formam o relógio
Até quando contribuir?
Em princípio, a data é 29 de novembro – Dia de Doar.
Qual é a meta de arrecadação?
O valor necessário para instalar o motor e os ponteiros: R$ 50 mil
Veja também
30 de agosto de 2023
Conheça as empresas parceiras do Programa de Fidelidade da SAAP
29 de setembro de 2013
S.Paulo terá mais de 600km de rede cicloviária, diz CET
24 de janeiro de 2020
Veja o que muda com a nova lei que permite contratar poda particular de árvores em SP
3 de dezembro de 2014
Oficina da revisão participativa do zoneamento de Pinheiros
10 de dezembro de 2018