5 de setembro de 2018

Após intervenção da SAAP, prefeitura reforma praça de Alto dos Pinheiros

O que começou com um apelo desesperado terminou com a renovação de mais um espaço verde de Alto dos Pinheiros. Esse é o resumo da história que teve como desfecho a reforma da Praça José Maria Arbex, vizinha do Parque Villa-Lobos.  O primeiro capítulo passou a ser escrito quando a administração dos prédios que cuidam da praça procurou a SAAP.

“Ela nos pediu ajuda para cortar em torno de 30 árvores da praça, alegando que estariam estourando canos de água com suas raízes. Percebemos na hora que o pedido parecia excessivo e marcamos uma visita ao local com um representante da Prefeitura Regional de Pinheiros, responsável pela região”, conta Maria Helena Bueno, presidente da associação.

A solução para o problema não foi tão drástica quanto se imaginava, mas também não era propriamente simples. Quarenta árvores da José Maria Arbex foram podadas — seis chegaram a ser removidas —, segundo nota da prefeitura regional. Durante os trabalhos, realizados entre 30 de julho e 13 de agosto, o espaço recebeu outras intervenções  ganhando vida nova.

Uma delas foi a desimpermeabilização do solo, permitindo que as “as raízes das árvores possam espraiar e evitar seu comprometimento”. A medida é fundamental ainda para reduzir danos em encanamentos, como os apontado pelo condomínio. Uma segunda etapa está programada para refazer alguns trechos do passeio.

Esse caso é um ótimo exemplo de como juntos — moradores, associações de bairro e poder público — podemos encontrar as melhores soluções para problemas que afetam o lugar onde vivemos.