22 de setembro de 2017

Empresas adotam canteiro central da avenida Arruda Botelho e Praça Beethoven

 

Difícil trafegar pela avenida Arruda Botelho, em Alto dos Pinheiros, e não se encantar com as árvores distribuídas por toda a extensão da via —aliás, esta é uma marca do bairro, um dos mais arborizados de São Paulo. E o lugar vai ficar ainda mais aprazível. É que o canteiro central da avenida será revitalizado em breve por meio do programa “Adote uma Praça”, que permite a conservação de áreas verdes do município por pessoas físicas ou jurídicas.

Além do canteiro, a Praça Beethoven, que fica na região da Arruda Botelho, será adotada. Durante dois anos, os espaços ficarão sob responsabilidade das corretoras de valores Socopa, Coinvalores e Magliano S/A. Eles receberão novas mudas de plantas, limpeza e manutenção.

A revitalização do trecho de cerca de 1,5 quilômetro levará a assinatura do paisagista e arquiteto Marcelo Faisal, referência na área. Angela Barros, coordenadora do Grupo de Zeladoria Urbana da Prefeitura de São Paulo, explica como serão desenvolvidos os trabalhos nos dois locais. “Como o clima não ajuda, pois está muito seco, vamos começar com as ações de limpeza em um primeiro momento. Mas em breve pretendemos padronizar os canteiros e também instalar bancos de madeira que recebemos de doação.”

Apesar de a praça e o canteiro não estarem em mau estado de conservação, Angela acredita que o gesto das empresas deve não apenas embelezar ainda mais a região, como também contribuir para que os moradores passem a cuidar melhor dos locais. Como contrapartida, as corretoras terão seus nomes expostos em placas, uma forma de reconhecimento e também de incentivar a adesão de novos apoiadores.

A SAAP sabe da importância da iniciativa. É por esse motivo que, além de aplaudir quem abraça o programa, também participa efetivamente dele. A associação, por exemplo, adotou as seguintes praças de Alto dos Pinheiros: Norma G. Arruda, São Gonçalo, Ignez Guimarães S. Pestana e, mais recentemente, Dr. Luiz Carlos de Toledo.

“A SAAP vem fazendo um trabalho fantástico no bairro adotando algumas praças. Também queremos dar o exemplo e educar o povo a não jogar lixo nesses locais. Esse tipo de ação mostra o envolvimento do cidadão com a cidade. Se cada um fizer a sua parte, vamos ter um município mais bonito”, destaca a coordenadora do Grupo de Zeladoria Urbana.