22 de março de 2023

Enchentes são problema mais de infraestrutura do que de limpeza de bueiro, diz novo subprefeito

As enchentes que têm castigado nossa região neste primeiro trimestre são um problema sobretudo de estrutura, mais do que de zeladoria, indicou o novo subprefeito de Pinheiros, Leonardo Casal Santos, em entrevista ao jornal Gazeta de Pinheiros. A limpeza de bueiros deve ser feita e continuará a ser feita, mas o nó principal não é esse. “A região está crescendo muito, a impermeabilização do solo está gigantesca, o número de moradores está aumentando exponencialmente. Então, precisamos cuidar dessa infraestrutura, que não suporta mais”, disse ele ao jornal.

No final de janeiro, a falta de limpeza de bueiros fez o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, criticar o então subprefeito de Pinheiros, Richard Haddad, em vídeo publicado nas redes sociais. Dois dias depois, Nunes trocou o comando da Subprefeitura.

Santos, que sucedeu Haddad, afirmou à Gazeta de Pinheiros que tem havido força-tarefa para limpeza de bueiros, sobretudo em frente a construções. “Detectamos que, realmente, os bueiros estavam entupidos por nata de concreto.” Empreiteiras e concreteiras foram multadas, e paralelamente se está propondo que a Prefeitura envie um projeto de lei à Câmara de Vereadores, elevando o valor da multa (hoje, R$ 1 mil).

A aposta maior, porém, é fazer microdrenagens em regiões mais problemáticas. “Na Praça Panamericana, estamos estudando a construção de vários ‘polders’, que são ‘minipiscinõesinhos subterrâneos’”, exemplificou Santos.

Outro tema abordado na entrevista, especialmente caro à SAAP, é a queda de árvores na região. Segundo o subprefeito, está sendo feito um levantamento de onde há maior número de ocorrências – ligadas sobretudo à idade de alguns espécimes. “As árvores que estão aí já estão há 50, 60, 70 anos. Já estão no final de vida. Precisamos começar a pensar em um processo de reestruturação das árvores da região.”

À Gazeta de Pinheiros, ele falou ainda sobre contratação de mais fiscais, aumento no orçamento da Subprefeitura e grande rotatividade de subprefeitos em Pinheiros.

A SAAP fica esperançosa de ver a disposição de Leonardo Santos em enfrentar alguns dos principais gargalos da nossa região. As respostas indicam vontade de trabalhar na direção certa. Nossa torcida é que mantenha esse fôlego e esse foco por muito tempo. Estejam certos de que ele encontrará, na SAAP, uma aliada sempre que lutar por melhorias em prol de Alto dos Pinheiros.

Leia a íntegra da entrevista.