Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros.


Faleceu, na madrugada desta terça-feira (27/05), um dos principais nomes do Brasil em transporte público: o engenheiro elétrico Plínio Assmann, que esteve à frente do Metrô de São Paulo e foi idealizador e primeiro presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP). Morador de Alto dos Pinheiros, por aqui ele era um grande amigo das praças, em especial da Província de Saitama.

Fez parte do primeiro grupo de moradores do entorno da praça que se juntaram para discutir segurança e uma revitalização do local. Participou de várias reuniões, dando ideias e sugestões. Desses encontros é que nasceu a mobilização contínua dos moradores, que desde 2013 ajudam a manter mensalmente a Província de Saitama. O dinheiro, administrado pela SAAP, é destinado à manutenção do parquinho e ao pagamento de serviços de um zelador e de um jardineiro.

Assmann participava de todos os eventos com entusiasmo – mesmo quando já não podia estar à frente da mobilização, fazia questão de comparecer às atividades, sempre de braços dados com sua esposa, dona Luiza.


O mesmo entusiasmo ele demonstrava no interesse em melhorar o transporte brasileiro. Foi o terceiro presidente do Metrô/SP, quando deu início às obras das linhas Norte-Sul e Leste-Oeste. Como secretário de Transportes do governador Mário Covas, em 1996, tornou-se um dos responsáveis por planejar a concessão das rodovias Anhanguera-Bandeirantes e Anchieta-Imigrantes. O site Diário do Transporte, especializado no tema, descreve-o como “um grande mestre, cujo legado e visão continuarão a impactar o setor de transporte público no Brasil.”

Veja também...