Câmeras da SAAP captam mais de 1 milhão de placas de veículos por mês
Vai viajar neste verão? Há muitos cuidados a tomar com a segurança – um dos mais recomendados por nós é aderir ao programa Vizinhança Solidária e comunicar aos vizinhos que estará fora por alguns dias. Um outro cuidado a própria SAAP está tomando: com a contribuição financeira da SAAP e de alguns moradores, mantemos 50 câmeras de vigilância, espalhadas por 25 pontos de Alto dos Pinheiros.
Uma das funções desses equipamentos é o que se chama de “radar”: eles leem placas de veículos e identificam os que estão envolvidos em alguma suspeita. Quando detectam a placa de um carro furtado ou roubado, por exemplo, emitem um alerta para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), pois são ligados diretamente ao programa Radar Detecta. O Copom, então, passa a informação para a viatura mais próxima dessa câmara. Só em novembro, as câmeras leram 1 milhão e 128 placas em Alto dos Pinheiros.
Outras câmeras que estão nos nossos postes filmam o entorno e são capazes de reconhecer atitudes suspeitas e rostos. Em 2025, essas imagens deverão ser interligadas ao Programa Muralha, da PM paulista.
As 50 câmeras foram compradas pela SAAP, que também arca mensalmente com sua manutenção. Além delas, há mais de 150 ligadas ao nosso sistema, mas de responsabilidade de moradores e parceiros, como o colégio Santa Cruz, o Clube Alto dos Pinheiros e moradores ou instituições de outros bairros próximos.