Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros.

Ciclovia da ponte Cidade Universitária manterá número de pistas para veículos

As obras se estendem desde agosto, gerando bastante trânsito, muita dor de cabeça e um tanto de mal-entendidos. A implantação da ciclovia sobre a ponte Cidade Universitária, um projeto importante que por cerca de dez anos não saiu do papel, está prestes a ficar pronta. Para sua execução, porém, está sendo necessário reduzir o número de pistas para veículos no sentido Butantã – de três para duas.

Isso tem feito com que alguns moradores achem que a redução é permanente, que para fazer a ciclovia seja necessário tomar uma das pistas. Mas o número de pistas não vai mudar, como mostra o projeto enviado à SAAP pelo Departamento de Planejamento de Modos Ativos da CET.

“Para fazer a obra, está sendo necessário desmanchar a calçada de pedestres. Para a proteção de quem está trabalhando na obra é que parte da pista está interditada. Depois voltarão a ser três pistas para ir ao Butantã e duas para voltar, como sempre”, afirma a conselheira Maria Helena Osório Bueno, que está acompanhando o caso pela SAAP.

O projeto da CET indica que, para “encaixar” a ciclovia, haverá redução principalmente da calçada e, em menor grau, da largura de cada uma das três pistas. Quando a obra estiver pronta, os ciclistas poderão, com segurança, atravessar a ponte e cruzar a praça Alberto Rangel até a alça de acesso à Marginal Pinheiros – o que antes era feito sobre a grama será feito pela ciclovia. O trecho se estende até o semáforo da alça de acesso. De lá, o ciclista pode cruzar a via em direção à USP ou ao bairro do Butantã.

A obra faz parte do planejamento cicloviário da cidade e do plano de metas da Prefeitura – este prevê a construção, entre 2021 e 2024, de 300 quilômetros de estruturas cicloviárias.