20 de março de 2024

Em menos de 3 meses, dengue bate recorde anual em Alto dos Pinheiros; bairro já vive epidemia

De janeiro a início de março, Alto dos Pinheiros registrou 237 casos de dengue, segundo o mais recente Boletim Arboviroses da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Paulo. Mesmo com menos de três meses, é o número mais alto na série histórica disponibilizada pela administração municipal – supera a quantidade de casos de 2020, 2021, 2022 e 2023, somados.

Com isso, já é possível dizer que Alto dos Pinheiros vive oficialmente uma epidemia de dengue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que há epidemia quando a taxa ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes. No nosso bairro, estamos com 589,6 casos por 100 mil habitantes.

*Até 9 de março

O que fazer?

A esta altura, todos já sabem o que precisa ser feito. Aqui mesmo no site da SAAP já indicamos diversos modos de prevenção. Mas gostaríamos de citar algumas opções mais novas ou menos divulgadas. Não se trata de recomendar uma ou outra – cabe a cada morador avaliá-las e julgar qual se adapta melhor a seu caso.

  • Vacina: É uma das grandes novidades deste ano. Pela primeira vez, está sendo oferecida vacina contra a dengue. Ainda há poucas doses. Nas UBS, o público prioritário são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
  • Mosquitos que limitam a reprodução: Também é algo novo. Trata-se de uma biotecnologia que diminui o número de fêmeas do Aedes aegypti – as fêmeas é que picam e transmitem doenças como dengue, zika e chikungunya. O produto chama-se Aedes do Bem.
  • Limpeza de calhas e piscinas: Alto dos Pinheiros tem várias residências com piscinas e calhas. As piscinas geralmente são tratadas com regularidade, desde que a casa não esteja abandonada. Para as calhas, é preciso fazer limpeza frequente. A F2 Serviços dá 20% de desconto a associados da SAAP.
  • Larvicida: Esse tipo de produto pode ser colocado em pratos de vasos, bromélias, ralos e calhas. Como indica o nome, ele mata as larvas do mosquito. Em geral, cada aplicação tem efeito por 60 dias.
  • Vistoria ao menos semanal: Pelo menos uma vez por semana, faça uma varredura em todos os locais da sua casa propensos a serem criadouros da dengue: recolha pequenos objetos no quintal (brinquedos, tampinhas…), coloque areia nos pratos dos vasos, tape ou passe larvicida nos ralos externos, limpe a vasilhas dos animais de estimação e a bandeja coletora do ar-condicionado e da geladeira.