15 de fevereiro de 2024

Em reunião com SAAP, Enel se compromete a rever transformadores de região crítica do bairro

Os últimos meses foram especialmente intensos em reclamações de queda de energia em São Paulo – até o prefeito queixou-se publicamente contra a Enel. Em Alto dos Pinheiros, um dos pontos mais críticos é também um dos mais populosos da região: os conjuntos habitacionais e prédios nas imediações das vias Diógenes Ribeiro de Lima, Padre Pereira de Andrade e Pio XI.

A SAAP chegou a encabeçar, em outubro, um abaixo-assinado para que a concessionária desse atenção especial a esse trecho. A empresa de fato se debruçou sobre o problema, e apresentou algumas conclusões prévias em reunião com a associação, no final de janeiro. São as seguintes:

  • A Enel vai revisar os transformadores daquela área. A avaliação inicial é de que a maioria é antiga, mas está em boas condições.
  • A empresa vai instalar afastadores de fios, para reduzir problemas durante as ventanias.
  • A concessionária vai apoiar o Conjunto Residencial 2001, o maior de Alto dos Pinheiros, em um inventário sobre árvores próximas à fiação e aos transformadores. Os moradores e a Enel vão pedir à Prefeitura poda de árvores que possam estar afetando o funcionamento dos transformadores que alimentam a região.
  • Ainda não há previsão para modernização das linhas de transmissão do local. A Enel tem feito a renovação em alguns pontos da cidade, instalando dispositivos que religam automaticamente os transformadores, sem ação humana. De qualquer forma, em alguns casos ainda é necessário o envio de técnicos para o local afetado.

A SAAP vai continuar a acompanhar a situação, e espera que a Enel acelere o processo de modernização das linhas de transmissão em Alto dos Pinheiros.