O conjunto de câmaras da SAAP, instaladas em 25 pontos estratégicos de Alto dos Pinheiros, agora está ligado ao Smart Sampa, programa da Secretaria Municipal de Segurança Urbana que dispõe de 20 mil equipamentos de vigilância espalhados por várias partes de São Paulo. Dessa forma, as imagens de atitudes suspeitas em nosso bairro ou de veículos roubados ou furtados que cruzam nossas ruas são compartilhadas com o sistema mais amplo de segurança da cidade.
Nos 25 pontos de Alto dos Pino bairro, a SAAP mantém 50 câmeras. Há outras 150 ligadas à nossa rede, pertencentes a moradores e instituições parceiras, como o Clube Alto dos Pinheiros, o colégio Santa Cruz e a Igreja Presbiteriana de Pinheiros.
Os dispositivos são capazes de ler placas de veículos e identificar os que estão envolvidos em alguma suspeita. Também registram o que ocorre nas imediações dos postes e detectam atitudes suspeitas (alguém passando várias vezes em frente de uma casa, um início de aglomeração etc.).
Esses recursos estão igualmente presentes no Smart Sampa. E, além deles, o sistema municipal conta com reconhecimento facial, que permite a localização de pessoas desaparecidas ou foragidos da Justiça.
A série de imagens do Smart Sampa é acompanhada pela Central de Monitoramento, que funciona 24 horas e é operada por cerca de 250 agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil Municipal. Os alertas emitidos pela equipe são direcionados a uma viatura da GMC próxima do local da ocorrência, de modo a agilizar a ação local dos guardas.