15 de março de 2022

Em livro de memórias, ex-moradora reúne histórias vividas em Alto dos Pinheiros

Voltar da escola brincando com os amigos, andar tranquilamente pelas ruas com o carrinho do bebê, passear de bicicleta em família, sentar-se no parque para ler um livro. Cenas como essas povoam as lembranças de muitos moradores de Alto dos Pinheiros. No caso da psicóloga Rosane Buk, essa relação foi além: acabou registrada nas páginas de “Sobre Fúrias e Musas”, reunião de crônicas memorialísticas. Nosso bairro frequentemente é palco (ou mesmo personagem) de vários textos da obra.

O gosto por escrever, conta ela, brotou na adolescência, quando ainda não residia em Alto dos Pinheiros, mas estudava no Colégio Santa Cruz. “O bairro é praticamente parte da minha família. Cheguei quando tinha 14 anos, como estudante de uma das primeiras turmas mistas do colégio. Depois, me casei com um ex-aluno e me mudei para cá, onde criei meus três filhos.”

Mais tarde, já como moradora, tornou-se frequentadora assídua da biblioteca do Parque Villa-Lobos. Porém, sua descoberta como escritora só se deu cerca de uma década atrás. Começou com posts despretensiosos publicados no Facebook em forma de crônica. Pouco a pouco, os elogios e incentivos dos seguidores despertaram a vontade de levar a atividade mais a sério e publicar um livro de memórias.

“Sou cronista, analiso os fatos sob a luz da minha experiência. E todas as histórias se confundem com o bairro, pois é onde vivi memórias incontáveis. Meus filhos estudaram no Colégio Santa Cruz, andávamos de bicicleta em família, frequentávamos o Clube Alto dos Pinheiros, passeávamos com o cachorro. Sempre gostei muito desse conceito arborizado e residencial, que é ideal para criar filhos pequenos”, afirma a escritora.

O livro, além de expressar e registrar as histórias de Rosane, teve um importante papel na saúde mental dela. Portadora de transtorno bipolar, a psicóloga destaca que a escrita ajudou-a a lidar com essa questão. “Ser artista é ter o privilégio de transformar a dor em arte. Ao transpor para o papel, as coisas ficam lavadas, expostas, e ganham outro contorno. Deixa de ser algo negativo para se transformar em algo belo”, comenta.

Há dois anos, Rosane deixou o bairro para morar na região da Serra da Mantiqueira, em busca de um estilo de vida mais isolado e próximo da natureza. Hoje, diz – um pouco brincando, um pouco a sério – que seus vizinhos são vacas e cavalos. Porém, mesmo a mais de 200 quilômetros da capital ela mantém relações com Alto dos Pinheiros, onde deixou muitos amigos. “Lá atrás, quando eu recebi minha herança, poderia morar em qualquer lugar de São Paulo, mas escolhi Alto dos Pinheiro, por ser meu bairro de coração Isso nunca vai mudar, pois o bairro é uma parte importante da minha vida.”

Publicado de forma independente, o livro de crônicas “Sobre Fúrias e Musas” está disponível no formato impresso e é comercializado através do perfil de Rosane no Instagram: @jovemvelhabruxa. Há exemplares nas casinhas de livros do bairro.