NOVA RAPOSO, NÃO!!

Nós, usuários e moradores da Zona Oeste da cidade de São Paulo, dos bairros Butantã, Pinheiros e Alto dos Pinheiros, estamos fortemente preocupados com o anúncio pelo Governo Estadual da concessão do trecho da Rodovia Raposo Tavares entre Cotia e São Paulo, com base em projeto que prevê obras de alargamento, extensa rede de viadutos, tuneis, pontes sobre o Rio Pinheiros e derrubada de árvores ao longo de todo o projeto,  além da desapropriação de casas de loteamento da Cia City.  

O projeto desconsidera na chegada a São Paulo os bairros predominantemente ou exclusivamente residenciais, além de duas zonas de proteção ambiental. Essas características foram garantidas pelo Plano Diretor e pela Lei de Zoneamento paulistana, revisados no ano passado pela gestão do prefeito Ricardo Nunes e pela Câmara Municipal.

O projeto terá grande impacto ambiental ao longo de todo o percurso! Transfere o congestionamento de um trecho da Raposo para dentro dos bairros Pinheiros e Alto dos Pinheiros.

Segundo, Wladimir Bordoni, ex-engenheiro de transporte por mais de 7 anos na CET (Estado de São Paulo 23/04/2024)

 “Um dos maiores equívocos do projeto é estimular ainda mais o uso da Raposo Tavares para ligar áreas centrais da cidade, piorando locais já congestionados como a Av. Pedroso de Moraes, Ponte Eusébio Matoso e Marginal.”

Solicitamos que o processo de Lançamento do Edital de Concessão, previsto para junho de 2024, seja interrompido para que seja possível buscar soluções alternativas que leve em consideração as infraestruturas existentes e o impacto na cidade.

Preencha este formulário para assinar