25 de abril de 2019

Villa-Lobos completa 31 anos e tem como marca a diversidade de usos

De um lado, crianças se divertem numa festa de aniversário. Do outro, um grupo faz piquenique. Mais adiante, um casal se exercita. É apenas um dia normal no Parque Villa-Lobos. Mas nem sempre a rotina do espaço, que está celebrando 31 anos, foi tão plural.

Frequentador do local desde sua criação e primeiro presidente do conselho do parque, o economista André Montoro é testemunha privilegiada das mudanças ocorridas no Villa-Lobos nas últimas décadas. “No começo, o pessoal vinha só jogar futebol, andar de bicicleta e andar”, conta.

O conselho, criado em 2004 e para o qual a SAAP tem sido sucessivamente eleita, exerceu papel fundamental em promover o diálogo entre sociedade civil e poder público, segundo o economista.

“O principal desafio na época era integrar o parque com a comunidade ao redor. O conselho abriu um canal de comunicação muito importante, e que funciona numa via dupla”, lembra.

Em 2004, o Villa-Lobos nem mesmo tinha seu tamanho atual, pois uma parte do espaço ainda estava sendo construída. Hoje, 15 anos depois, possui uma área de 732 mil m², que conta com ciclovia, quadras, campos de futebol, playground, aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de basquete e biblioteca, além de anfiteatro aberto com 750 lugares.

Vinte mil aos finais de semana

Não foi só o tamanho do parque que cresceu. O público também aumentou e ficou mais diversificado. Hoje, cerca de 5 mil pessoas passam pelo Villa-Lobos a cada dia, e aproximadamente 20 mil, aos finais de semana, de acordo com informações do governo estadual, responsável pelo espaço.

A convivência entre os frequentadores, no entanto, nem sempre foi tranquila. Na época em que Montoro assumiu a presidência do conselho, eram constantes os acidentes entre ciclistas e pedestres. “Criamos a ciclovia para lidar com esse problema”, diz, recordando que a esposa chegou a ser vítima de um acidente do tipo. Por sorte, nada grave.

A variedade de usos sociais do parque chama a atenção do economista. “Muita gente vai lá celebrar aniversário, fazer festa. Virou um espaço muito importante de convívio.”

Assim como Montoro, a SAAP comemora essas mais de três décadas de existência desse querido e especial pedaço de Alto dos Pinheiros. Parabéns, Villa-Lobos, que conquistou não só o coração dos moradores do bairro, mas de todos aqueles que usufruem de suas atrações.