27 de fevereiro de 2024

Revitalizada, praça Vicentina de Carvalho ganha parquinho maior. Vamos ajudar a mantê-la?

Após alguns meses de obras, a praça Vicentina de Carvalho reabriu reformulada. A partir de um pedido de um grupo de moradoras, a reforma ampliou o tamanho do parquinho, instalou novos brinquedos e reformou os antigos, replantou grama e implantou um sistema de drenagem. Também foram reformados os passeios internos e parte da calçada de uma das ruas que circundam a praça.

As grandes beneficiadas foram as crianças. O serviço conduzido pela Subprefeitura de Pinheiros melhorou muito o parquinho da praça. Ele ganhou mesa de xadrez, balanço-cavalinho, trepa-trepa, casa de Tarzan, balanço duplo e gangorra, entre outros equipamentos para divertir a garotada. O portão mudou de lugar, a fim de evitar as raízes expostas.

Essas são algumas das melhorias visíveis. A parte invisível está por baixo. Para reduzir os constantes alagamentos em dias de tempestade, foi implantado um sistema de drenagem com valas, canais e tubos, cobertos com manta geotêxtil e brita. Para receber as águas superficiais e subterrâneas, foi construído um jardim de chuva (cuja função é absorver mais água do que um jardim comum).

A Subprefeitura, porém, foi além do pedido das moradoras por melhorias no parquinho. Realizou manutenção na calçada da rua Caropá e da praça, e também nos passeios internos. Ao redor do parquinho e na parte mais aberta da praça, refez o paisagismo, colocando grama, arbustos, trepadeiras e plantas ornamentais rústicas.

Os trabalhos começaram em outubro e terminaram em fevereiro. O valor total, segundo contrato disponibilizado pela Subprefeitura, ficou em R$ 1 milhão.

Ajude com a manutenção da praça

Agora que a praça reabriu em grande estilo, com muitas melhorias, precisamos caprichar ao máximo na manutenção. Sabia que um grupo de moradores se dedica a cuidar mensalmente do local?

Todos podem colaborar. Basta entrar na página da praça Vicentina de Carvalho na plataforma Cidades.co e escolher um plano para contribuição. Hoje, a quantia arrecadada é suficiente para financiar o básico de zeladoria. Quanto mais gente participar, melhor a praça vai ficar.

Venha juntar-se a nós!